Saúdeslider

Voce tem fome de quê ? Alimento ou Comida?

As pessoas que buscam por uma alimentação mais saudável, precisam saber a diferença entre alimentos e “produtos alimentícios ”.

Os alimentos naturais ou “in natura”, são retirados da natureza (verduras, frutas, legumes) ou partes dos animais ( carnes, leites, ovos, peixes, aves). Apesar de serem mais saudáveis e nutritivos, estão perdendo espaço para os produtos industrializados.

Os “produtos alimentícios” ou alimentos “processados”, como o próprio nome já diz, passaram por algum processo que modificou sua forma original.

Os chamados “minimamente processados”, são alimentos que para estarem apropriados para o consumo, necessitam de processos de limpeza, ou moagem, ou pasteurização, ou desidratacão. Como é o caso do arroz, o feijão, o trigo, o milho, o leite, as frutas secas, etc.

As prateleiras dos supermercados estão repletas de produtos que foram “processados” pela indústria alimentícia. E por serem atraentes, prático, pronto para consumo, facilitam a vida das pessoas. Porém, são produtos que contêm aditivos para melhorar o sabor, a textura, a aparência, ou aumentar o prazo de validade. São exemplos: os entalados, embutidos, iogurtes, sucos, etc…

 

Há também os alimentos “ultraprocessados”. São aqueles que não contem ingredientes naturais em sua composição, são desenvolvidos pela indústria alimentícia, e enriquecidos de conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, intensificadores de sabor, etc. São exemplo: macarrão instântaneo, hamburguer, salsicha, biscoito, achocolatado, salgadinhos, sorvetes, misturas de bolo, refrigerantes, pizzas, temperos instantâneos, entre outros.

A ingestão em excesso e frequente de alimentos industrializados, desestabiliza as funções normais do organismo e predispõe às doenças.

Diante disso, precisamos pensar em reduzir o consumo desses produtos, tendo cuidado na hora de escolher, e optar pelos alimentos “in natura”. E sempre que possível optar pelos produtos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos, com maior quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

Vale lembrar que: “A saúde e a doença começam pela boca”

Iracema Rocha  é Nutricionista, atende na Clínica Médica Ibiúna (15) 3248.3790 – 3241.1991 – R. João Rolim de Goes, 50 – Centro

 

Comments

comments