Destaques

VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA

Neste mês em que comemoramos Nossa Senhora da Conceição Aparecida, proclamada Rainha e Padroeira do Brasil descrevemos um pouco a caminhada a pé e de fé de um grupo de romeiros de Ibiúna e região que anualmente dirigem-se no mês de julho ao Santuário Nacional de Aparecida.
A Romaria de Pedestres de Ibiúna a Aparecida do Norte teve início em 1989, fruto de uma promessa feita por Ubaldino Godinho Dias do Bairro Rio de Una de Cima, que teve a companhia de mais quatro pessoas. No segundo ano, participaram 13 romeiros e, no ano seguinte, 32, e a cada ano foi aumentando o número de romeiros. Ubaldino, com um grupo de amigos e colaboradores coordenou por vários anos a Romaria pela Via Dutra, saindo sempre no segundo sábado de julho.
A Romaria iniciada por Ubaldino foi devido a promessa que fez de ir a pé ao Santuário de Aparecida em ação de graças por dois fatos. O primeiro aconteceu quando pretendia dar marcha ré com o seu caminhão e, inexplicavelmente, o câmbio se soltou, voltando ao ponto morto, não saindo do lugar; pelo espelho retrovisor, Ubaldino, perplexo, viu seu filho, de dois anos, sair de baixo do caminhão, apoiando-se nos pneus traseiros.
O segundo milagre quando outra criança, de 3 anos, foi atropelada por seu caminhão, não sofrendo nenhum ferimento. Ubaldino atribuiu os dois milagres à Nossa Senhora Aparecida, Santa de sua devoção. Sua penitência consistia em fazer romaria a pé a Aparecida do Norte enquanto viver e tiver forças para efetuá-la.
No transcorrer dos anos, vários romeiros juntaram-se aos propósitos de fé do Sr. Ubaldino, no início eram moradores dos bairros de Ibiúna, hoje participam romeiros de vários municípios vizinhos como São Roque, Piedade, Araçariguama, que em promessa ou espontaneamente participam também da Romaria. Os romeiros que participam desta Romaria dão vários testemunhos de fé e devoção, e cada vez mais incentivam novas pessoas para que participem desta Romaria, que sem dúvida é muito gratificante para os que podem dela participar, e torná-la cada vez mais uma tradição em nossa cidade.
Desde 2008 a Romaria de Pedestres conta com a Coordenação de um grupo de devotos e romeiros, com a mudança de seu percurso, sendo feito pela Serra da Mantiqueira devido a segurança dos romeiros, pois pela Rodovia Dutra ocorreu atropelamento de romeiros nos anos de 2006 e 2007, sendo que no atual percurso o primeiro pernoite é feito na Paróquia de Nossa Senhora da Penha – cidade de Araçariguama. No segundo dia de caminhada o pernoite na Paróquia de São Sebastião na cidade de Cajamar. No terceiro dia pernoite na Comunidade de Nossa Senhora do Bom Parto – Campo Largo – Jarinu–SP. No quarto dia pernoite em Piracaia-SP. No quinto dia pernoite na Comunidade de São Sebastião – Maria Alferes – Joanópolis–SP. No sexto dia pernoite em Monteiro Lobato–SP. No sétimo dia pernoite em Pindamonhangaba-SP. Finalmente no oitavo dia chegada a Aparecida-SP numa distância aproximada de 320 KM.
Após a chegada os Romeiros visitam a imagem de Nossa Senhora aparecida, pernoitando em Aparecida e no dia seguinte participam de Missa na Basílica. Ressalve-se que a romaria é composta por inúmeros devotos, das mais diversas faixas etárias. A Romaria é o momento oportuno de todos os participantes fazerem as suas orações, comungar as suas alegrias e reflexões, com o propósito de chegar a Casa da Mãe Aparecida.
Romaria resume-se no companheirismo e afeto dos irmãos que auxiliam-se entre si para cumprirem a promessa e a sua devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Cada romeiro(a) que participa desta peregrinação tem um motivo especial para dirigir-se a “Casa da Mãe Aparecida”, sendo um momento especial e de muitas graças para quem tem a oportunidade de demonstrar a sua devoção e gratidão a Nossa Senhora Aparecida por tudo de bom que ela proporciona.

Comments

comments