Editorial

Vai começar o período eleitoral

Editorial

Daqui a pouco mais de um mês, no dia 15 de agosto, terá início a campanha eleitoral para as eleições de outubro, em que os brasileiros irão as urnas para eleger prefeitos e vereadores dos municípios. Em Ibiúna, são cinco pré-candidatos a prefeito, que já oficializaram, por meio dos editais publicados nessa edição, as datas das convenções; além deles, mais de duas centenas, pelo menos, de candidatos concorrerão aos cargos do legislativo. Como acontece a cada 4 anos, a eleição de outubro promete ser agitada, com um quadro político ainda bem indefinido. É o ponto máximo da democracia municipal, onde, você, (e)leitor, poderá escolher o governante da cidade, bem como seu representante na Câmara Municipal.
A cada eleição – e pode ter sido bem repetitivo ao longo dos 35 anos do VOZ – ressaltamos a importância do voto baseado no histórico do candidato, na proposta, naquilo que apresentam visando uma cidade melhor para todos – e não por favores pessoais. Afinal, a política bairrista, do assistencialismo barato em cima do sofrimento e da necessidade das pessoas, não resolveu problemas estruturais do nosso município, que persistem no decorrer dos anos. O patinho feio de nossa região, como sempre frisamos, coloca nossa cidade, há anos, entre as que possuem menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), resultado da falta de política pública para o desenvolvimento econômico, social, de longevidade e educacional. Ou revertemos esse triste quadro ou continuaremos lamentando, enquanto cidades vizinhas comemoram a chegada do desenvolvimento.
Para subsidiar os (e)leitores, o VOZ irá, democraticamente, dar espaço para que os candidatos a prefeito – a partir de 15 de agosto – possam expor em nossas páginas suas propostas para a nossa cidade, sobre os mais variados temas, como saúde, educação, segurança pública, geração de emprego, entre outros. Mais do que isso, que dissertam sobre como resolver o problema do déficit orçamentário, do saneamento básico, entre outras questões relacionadas ao cotidiano de nossa cidade.
Além disso, estamos planejando a organização de um debate entre os candidatos a prefeito, como já se tornou tradição em nossa cidade o esperado debate entre os candidatos, organizado pelo jornal e outros parceiros. É imprescindível para uma sociedade mais igualitária e justa, a consciência política da população. Por isso, não desperdice a oportunidade de escolher aquele que, segundo a sua consciência e suas ideias, apresenta as melhores propostas e as condições para governar a nossa cidade. A bola está com você, (e)leitor!


Uma boa leitura a todos e até a próxima edição!

Comments

comments