Tribunal de Contas do Estado aponta irregularidades em unidades de saúde de Ibiúna
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, no último dia 7 (quinta-feira), uma operação surpresa denominada Fiscalização Ordenada.
A ação ocorreu em 237 municípios das regiões interiorana, litorânea e metropolitana da capital paulista.
O objetivo foi avaliar as condições estruturais e das instalações das unidades de saúde, o funcionamento dos serviços e equipes médicas, a presença de equipamentos obrigatórios e o estoque de medicamentos.
Com base nos dados levantados, o órgão fará um comparativo das irregularidades constatadas e verificará se houve providências em relação às falhas identificadas na primeira fiscalização, realizada em março de 2023, nos mesmos municípios.
Em Ibiúna, as inspeções foram realizadas nas unidades de saúde dos bairros Gabriel e Lageadinho.
Na unidade do Bairro Gabriel, foi constatado que o consultório odontológico permanece inoperante, aguardando implantação desde janeiro deste ano, sem previsão de utilização por parte da Prefeitura. Além disso, materiais infectantes foram encontrados armazenados em local de fácil acesso, junto a objetos pessoais de funcionários.
Já na unidade do Bairro Lageadinho, a fiscalização identificou acondicionamento inadequado de resíduos, um consultório odontológico desativado e umidade excessiva nas paredes.
Questionada sobre as irregularidades apontadas, a Prefeitura de Ibiúna informou que “essa é uma fiscalização de praxe do Tribunal de Contas em todo o Estado. Assim que os apontamentos foram enviados, a Prefeitura já vem se mobilizando para apurar e sanar tais informações.”