Supermercado Ibiúna inaugurou mural em homenagem aos agricultores
O Supermercado Ibiúna estampou em uma de suas paredes um belo mural em homenagem aos agricultores, obra irretocável do artista plástico Rafael Carneiro (foto), de família tradicional de Ibiúna, do bairro do Regi. A pintura feita em aproximadamente 220 m² encanta os clientes do supermercado, muitos deles, aliás, são agricultores – a principal vocação econômica do município de Ibiúna. “A experiência do mural foi muito interessante para mim pois nunca havia feito nada nessa escala, nem tinha experiência em pintura externa. Foram vários aspectos novos para mim”, explicou o artista, que se formou em Artes Plásticas em 2006, pela Universidade de São Paulo (USP), desde então trabalha, sobretudo, como pesquisador em pintura.
Segundo a assessoria do Supermercado Ibiúna, “o mercado já vem a um tempo trabalhando com relação a mensagem que a marca Supermercado Ibiúna carrega e cada vez mais temos olhado para quais são as nossas missões e valores, dentro disso quais as nossas origens? O que representa o mercado? O que representa Ibiúna? Nós levamos o nome da cidade em nosso nome e queremos cada vez mais homenagear isso reforçando nossas tradições, nossos símbolos e o que representa o povo ibiunense”.
Rafael conta que recebeu o convite para fazer a obra de arte há alguns anos, quando conheceu proprietários do mercado que lhe fizeram a proposta para que desenhasse o mural. Quanto ao trabalho, Rafael conta que a maior dificuldade foi o calor. “Agosto foi um mês bem quente e a parede recebe sol quase o dia todo, o que dificulta enxergar a imagem de referência”, explicou. Ele contou com o apoio de seu irmão, Arthur Xavier, morador de Ibiúna. “Entramos em contato com alguns, mas desde o início queríamos o Rafael por já termos falado com ele anteriormente. Ele sempre esteve por Ibiúna e acompanhamos o seu trabalho, nada mais justo que exaltar aqueles que estão próximos a nós”, disse em nota, o supermercado.
O artista Rafael Carneiro precisou que a imagem fosse projetada na parede para que a bela ilustração pudesse ser desenhada, com lápis acrílico, sempre a noite. Após o desenho, Rafael então realizou a pintura também com tinta acrílica e depois passou resina para que a imagem perdure por mais tempo.
“Aos agricultores, penso que todos nós devemos muito, meu saudoso tio Avô Nilson, que morou mais de 25 anos em Ibiúna, era também agricultor e pude acompanhar como é uma rotina dura e de muito trabalho, mas também como o trabalho na terra traz muita humildade e orgulho”, finalizou o artista.