SOS traz resultados dos trabalhos de 2024
Diretores, conselheiros, parceiros e convidados da SOS Itupararanga assistiram, no último sábado, a um balanço de impressionar. Os trabalhos realizados pela ONG foram apresentados em mais uma das suas tradicionais reuniões anuais, momento em que a entidade apresenta as ações e projetos em suas diversas áreas de atuação, como saneamento, educação ambiental e formação de jovens.
Os números impactam e representam a capacidade da ONG em executar importantes projetos que contribuem para a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e para a conservação da represa:
– 7 edições do projeto de biossistemas para tratar o esgoto das comunidades rurais de Ibiúna;
– Mais de 2.800 toneladas de esgotos deixam de ser lançadas nos rios que abastecem a represa todo mês;
– Mais de 1.500 jovens formados pelo curso de informática básica;
– Somente em 2024, mais de 700 alunos atendidos pelas ações de educação ambiental da ONG;
– Este ano, estreou seu projeto de cultura, realizando um curso básico de violão para jovens da cidade.
Dentre os convidados, estiveram o gestor da APA de Itupararanga, Waldnir Gomes; o Prof André Cordeiro, coordenador do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica que atualizaram informações sobre futura concessão da usina, a outorga e o licenciamento de Itupararanga. A Sabesp se fez presente com a participação do Eng. Rafael de Angelis, que apresentou um panorama do saneamento em Ibiúna, com obras em andamento e futuros investimentos para os serviços de água e esgoto do município.
O prefeito e o vice-prefeito eleitos, Mário Pires e Naldo Firmino participaram da reunião, e em breves palavras, o futuro chefe do executivo enfatizou a importância ambiental de Ibiúna, especialmente, em razão da riqueza de seus recursos hídricos, e colocou-se à disposição para firmar parcerias com a ONG. A SOS Itupararanga agradece a todos os seus apoiadores que de diversas formas contribuem e fortalecem o trabalho da nossa ONG, que completará 24 anos em dezembro.