Software de gestão reduz custos de Prefeituras em todo o país
Em tempos de crise econômica e financeira, o Ministério do Planejamento disponibiliza, desde 2010, uma ferramenta de gestão pública municipal onde as Prefeituras podem reduzir seus custos com sistemas da gestão em até 50% ao ano.
O E-cidade é um conjunto de Software que se destina a informatizar a gestão Municipal de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros, atendendo aos Tribunais de Contas dos estados, disponível no Portal do Software Público para qualquer entidade baixar e fazer uso, como muitas outras ferramentas.
O e-cidade é uma ferramenta em software livre utilizada no projeto, que se encontra no Portal do Software Público, do governo federal. Com mais de 5.500 municípios espalhados pelo Brasil, apenas uns 120 que aderiram a esse sistema de gestão, tornando-se independente em software, gastos com licenças de uso, liberdade da escolha de um fornecedor para dar suporte e uma economia que pode chegar a 80% no segundo ano, após a implantação do sistema.
O ato da transformação baseia-se em atitude de mudança.Promovendo uma administração com mais economia, propiciará investimentos na: educação, saúde, segurança, entre outros. Tais atitudes terãode partir dos gestores do executivo, legislativo, autarquias e outros, sem estasnão haverá mudanças.
Em momentos de crise e um futuro promissor, uma administração com maior consciência, o corte com gastos públicos e mudanças de hábitos é a solução para a crise que enfrentamos. A busca de novas alternativas para executar mudanças, empenho, responsabilidade, criatividade e sabedoria, mudam um município. Jamais o município sairá de uma crise de recursos, que tem se arrastado por vários anos, sem que nossos governantes façam a diferença.
Para se ter uma ideia, um município com 100.000 habitantes gasta hoje com um sistema de gestão por volta de R$ 800 mil por ano, tendo por este serviço o acesso a sete áreas da administração com no máximo 20 módulos, quando não, possuem três ou quatro sistemas de plataformas diferentes, não integrados o que eleva seus custos, além de efetuar contratos diferentes com Nota Fiscal eletrônica, acesso On-Line do cidadão entre outros.
O e-cidade disponibilizado no Portal do Software Público, engloba as 10 áreas da administração Municipal (Financeira, Patrimonial, Tributária, RH, Saúde, Educação, Social, Gestor, Tribunais e Configuração), com 62 módulos totalmente integrados, abrangendo nota fiscal eletrônica, portal do cidadão, portal da transparência, portal do aluno, matrícula on-line, controle de frequência com tecnologia RFID, almoxarifados integrados, cadastro único do munícipe, geoprocessamento, gestor BI – (Business Inteligence) e dispõe de toda tecnologia livre de qualquer custo; como banco de dados, linguagem, sistema operacional e outros.