Destaques

Site na internet apresenta fotos históricas de Ibiúna

memoria-ibiunaIdealizada em 6 de abril de 2012 por Thiago de Moraes Pinto, o projeto Memória Ibiúna tem como principal objetivo aproximar os munícipes da história do município através da Internet.

Em uma página no Facebook, a população pode obter fotos e vídeos do município com a data de origem aproximada (e algumas vezes datas exatas). Quer saber como era a praça nos anos 70? Basta escolher o ano para ser levado ao conteúdo da época escolhida. É fácil de usar e acessível, mesmo quem não está habituado à internet poderá explorar a memória visual de Ibiúna.

O projeto conta com fotos de profissionais de renome e também de anônimos.

A colaboração

O projeto é apolítico e não possui fins lucrativos, não há venda de espaço publicitário. No entanto, trocamos espaço publicitário por fotos e vídeos antigos que mostrem a cidade de Ibiúna. Essa foi a maneira que encontramos de oferecer um incentivo para as empresas contribuírem conosco.

Qualquer um pode contribuir, optando por ter ou não seu nome nos créditos das fotos. A ideia é que o projeto seja do povo e não do Thiago, da empresa X ou Y. Queremos que as pessoas participem, todo mundo deve ter em casa alguma foto que mostre ângulos antigos da nossa cidade e é muito importante para nós que estes conteúdos não caiam no esquecimento.

Atualmente contamos com o apoio de amigos que fazem montagens ou fazem restaurações de fotos antigas como é o caso dos designers Newton Diniz e Willian Welbert ou que ajudam a gerenciar a página como é o caso do Vinicios Vieira Bernardes.

Qualquer um que possua material de interesse histórico pode enviar para [email protected].

Vamos falar de números

Até o fechamento desta edição, contávamos com 806 pessoas “curtindo” a nossa página. Isso significa que, ao publicarmos novos conteúdos, 802 pessoas vão recebê-los instantaneamente; e estes assinantes, compartilhando esse conteúdo, fazem com que nossas imagens atinjam uma média de 3000 pessoas por semana (já atingimos picos de 12 mil).

Contamos atualmente com mais de 110 fotos publicadas na página e 150 fotos em nosso arquivo privado, que irão ao ar nos próximos meses.

A história de um projeto que fala de história

O idealizador do projeto notou que havia certa demanda online por fotos antigas do município. Todo o conteúdo deste tipo recebia uma atenção muito grande e se espalhava rápido. Só faltava organização.

Já havia a vontade de fazer um site com linhas do tempo colaborativas de municípios brasileiros, mas foi deixada de lado por uma questão de prioridades. Esse desejo ficou adormecido, até o dia 6 de abril de 2012, quando foi criada a página no Facebook para agregar, organizar e apresentar este conteúdo.

O Idealizador

Natural de São Roque, mas crescido em Ibiúna, o jovem empresário e programador de 25 anos Thiago de Moraes Pinto é o criador do projeto Memória Ibiúna.

Os interesses em história, tecnologia e fotografia, somados à paixão por Ibiúna, foram a fórmula que levou este projeto a sair do papel e ganhar as redes sociais.

Como acessar?

Basta acessar http://facebook.com/memoriaibiuna. Não é necessário ter conta no Facebook.

Comments

comments