Servidor de Ibiúna será investigado por receber auxílio emergencial do Governo
Um levantamento exclusivo feito pela Controladoria Geral da União (CGU), a pedido do jornal Cruzeiro do Sul, apontou que um agente público de Ibiúna recebeu, indevidamente, o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), 1.056 agentes públicos receberam o auxílio do governo federal sem a observância dos requisitos legais. A categoria do funcionalismo não se enquadra para receber o auxílio.
Segundo a CGU, com o objetivo de combater erros e irregularidades no pagamento do Auxílio Emergencial, o órgão tem cruzado informações da base de dados do benefício com diversas outras bases de dados disponíveis no governo federal. Ainda conforme a CGU, um dos cruzamentos realizados busca identificar agentes públicos cujos CPFs foram incluídos para o recebimento do auxílio.
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) afirma que enviará a cada órgão ou entidade a lista de seus servidores que constam no levantamento para conhecimento e devidas providências junto aos envolvidos. Segundo o órgão fiscalizador, a inexistência de emprego formal é essencial para o recebimento do auxílio do governo federal.
As instruções para a devolução dos recursos está disponível no site do Ministério da Cidadania.
Veja a quantidade de servidores que receberam auxílio nas cidades da região: Ibiúna (1), Alumínio (7), Araçoiaba da Serra (9), Araçariguama (4), Capela do Alto (29), Mairinque (8), Piedade (44), São Roque (45).