Seminário apresenta meta para união das Cooperativas de Ibiúna
No dia 21 de junho, as cooperativas, sindicatos e associações de Ibiúna se reuniram no Espaço Cultural, para a realização do 1° Seminário do Cooperativismo e Associativismo que tem como objetivo uma maior união de suas atividades e assim criar a Frente do Cooperativismo de Ibiúna, a FRENCOOP.
O diretor habitacional Aparício Soares, ministrante do evento, reuniu os representantes de cooperativas como a CAISP e COAF (agrícolas), ESCOOP (escolar), CETRIL (infraestrutura), CREIA (reciclagem), CREDITAG (crédito), UNIMED (saúde), além da participação do representante da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Alex Souza, que mostrou exemplos de cooperativas que alcançaram o crescimento com muito esforço e se tornaram referência no Estado.
De acordo com o Prefeito Eduardo (PT) as associações de Ibiúna mostram grande dificuldade em estabelecer um trabalho entre elas, sendo assim, o Instituto Brasileiro de Associativismo (IBRASS), representado pelo palestrante Gilberto Endo, apresentou um projeto de integração, que deseja dar suporte e trazer o bem estar para as entidades e foi formado em 12 de junho de 2012. Tem por finalidade, viabilizar o acesso a mercados estratégicos, sem intermediários, através da unificação dos processos necessários para uma comercialização eficiente, contando com cooperativas que participam dessa iniciativa para ampliar volumes e escalas de produção, viabilizando logística de distribuição além da implantação de centros de distribuição em locais estratégicos. “Nossa meta é chegar em 2014 com a união da inteligência de múltiplas áreas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.” Para mais informações acesse o site www.ibrass.org.
Ao final do evento, os presentes esclareceram suas dúvidas sobre os objetivos idealizados durante a palestra. “O resultado desse primeiro seminário foi muito positivo, para dar andamento à discussão, foi proposto a criação do Conselho Municipal do Desenvolvimento do Cooperativismo e Associativismo de Ibiúna, que já está nas mãos do Prefeito para tomar as providência necessárias”, finalizou o diretor de habitação, Aparício Soares.