Segurança

Segurança nas ruas e perturbação de sossego pautam reunião do Conseg

Júlia Tanaka

Na última reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), realizada no último dia 06, as autoridades de segurança ouviram reclamações de moradores, como do bairro do Tavares e Campininha, sobre a perturbação de sossego, principalmente aos fins de semana, bem como da insegurança nas ruas centrais após o horário do fechamento do comércio. Segundo um munícipe, presente na reunião, moradores de rua abordam pedestres e até motoristas para praticarem pequenos furtos ou apenas intimidações. O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Moraes, esclareceu que a corporação tem focado as rondas na praça, ruas, avenidas e nas imediações da rodoviária, circulando sempre a pé e de motocicletas, a fim de impedir a ação dos delinquentes.
Já o capitão da Polícia Militar, Ricardo Machado, informou que a PM não tem competência para atuar em algumas ocorrências de trânsito no solo, que depende da prefeitura. O capitão disse que a PM intensificou seu patrulhamento na zona rural com a ajuda da Força Tática do Batalhão, localizado em Votorantim, para auxiliar no combate aos entorpecentes. O presidente do Conseg, Marcelo Zambardino, afirmou que vem alertando há anos a prefeitura da necessidade do munícpio firmar dois convênios com o Estado: sobre multas no solo e Operação Delegada. O objetivo da Operação é ajudar a combater o comércio clandestino no município. Com o convênio, o policial poderá trabalhar nos dias de folga usando toda a estrutura da PM, que é legal, abordando os marginais. “O custo da operação delegada é de responsabilidade da prefeitura”, disse Zambardino. “Nos municípios vizinhos os convênios com a PM já foram assinados. Estamos atrasados em relação a região no quesito da segurança pública”, completou.

Perturbação de sossego
Outro assunto abordado na reunião, as reclamações de som alto são corriqueiras no municíoio. Segundo as autoridades, a maioria são chacareiros que passam fins de semana em suas casas de veraneio ou loteamentos clandestinos. Segundo o comandante Moraes, a GCM tem atendido solicitações de perturbação de sossego, mas quando as autoridades chegam no local, os possíveis infratores reduzem ou desligam o volume e dificultando a ação dos guardas. O subcomandante Marcelo Godinho disse que a interação da GCM, PM e Polícia Civil tem intensificado muitas ações de segurança no município.
A próxima reunião do Conseg será realizada no dia 3 de agosto (1° quinta feira do mês) na Sede da OAB, a partir das 10h. R. Sergio Alves Leite, 70 – Residencial São Lucas (próximo a Marginal). Todo cidadão pode participar e levar a sua solicitação direto para as autoridades de segurança.

Comments

comments