Segundo mutirão de Papanicolau atende cerca de 240 mulheres
A Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o segundo mutirão de Papanicolau, no dia 26/6, no Centro de Saúde, e atendeu cerca de 240 mulheres.
A campanha de prevenção do câncer de colo uterino terá duração permanente. As mulheres que não conseguiram fazer seus exames podem agendar consulta no Posto de Saúde, localizado na Avenida São Sebastião, 369 – Centro, ou nas Unidades de Saúde dos bairros.
Primeiro mutirão
A campanha teve início com o primeiro mutirão de Papanicolau, que aconteceu no dia 23/5, e atendeu mais de 450 mulheres. Todas as pacientes atendidas que tiveram resultados alterados nos exames já estão sendo medicadas. Os casos mais graves foram encaminhados para os municípios de referência no tratamento da doença.
Sobre o exame
O exame é gratuito, simples e rápido. Deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, principalmente mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Para ser atendida, não é preciso encaminhamento ou agendamento, basta se dirigir ao Centro de Saúde na data citada acima, portando RG, CPF e Cartão do SUS.
Para fazer o exame é necessário que a mulher realize algumas preparações antes do procedimento, como: tomar banho normalmente, porém, evitar duchas vaginais, relação sexual, medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais por dois dias antes do exame. Após a realização do exame, a mulher pode voltar às atividades normais.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Município