Secretaria de Segurança tem novo secretário
A Guarda Municipal de Ibiúna, hoje uma referência pelo trabalho desempenhado na região, agora conta com um novo secretário para melhorar a segurança da população do município. Visando novos projetos, continuidade e melhorias do trabalho realizado pela GCM, a Secretaria de Segurança Pública agora contará com o GCM Classe Especial Apollo Rolim como secretário. Dito Santos agora é subcomandante da GCM.
Em reunião com o prefeito Paulinho Sasaki, vice-prefeito Alexandre Bello, o secretário de Desenvolvimento Urbano Fabio Bello, o comandante da GCM Moraes e o subcomandante Santos, Apollo se comprometeu a dar continuidade e trazer melhorias para a GCM e área de segurança pública de Ibiúna.
GCM de carreira na corporação a mais de 18 anos, Apollo pretende dar andamento no plano de carreira da Guarda Civil Municipal, que beneficiará toda a corporação. Entre as ações, ele destaca fortalecer o patrulhamento preventivo e comunitário, “nosso objetivo é reduzir os indicadores de violência, e aproximar a população ainda mais da GCM”, disse.
Durante a reunião com o prefeito Paulinho Sasaki, também foram definidas as ações que devem ter continuidade e melhorias constantes, como o fortalecimento da atuação da Ronda Escolar e Patrulha Maria da Penha, com acompanhamento, orientações e palestras para as mulheres através de ações enérgicas contra os agressores.
Outra ação que deve ter uma medida mais dura é a fiscalização de loteamentos clandestinos, “pois nessas áreas, percebemos que ocorre o aumento na criminalidade”, pontuou o prefeito. Entre outros objetivos, também está o fortalecimento da Patrulha Náutica Ambiental, atuando na fiscalização de prevenção de crimes ambientais, trabalho que a GCM já vem realizando de forma constante.
Também se destaca o trabalho para aprimorar e ampliar o sistema de monitoramento por câmeras, através da parceria público privada, para bairros mais afastados da região central, ampliar a parceria com o Poder Judiciário, Ministério Púbico, e outras instituições policiais; criar o Conselho Municipal de Segurança, proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde serão realizadas reuniões em locais e horários diferenciados, para que a população possa participar e levar suas demandas.
Além da criação do Plano Municipal de Segurança Pública e também trabalhar pela busca constante de recursos dos governos estadual e federal para investir na segurança do município.