Secretaria de Saúde promove campanha para inserção gratuita de DIU
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde está promovendo uma campanha gratuita para que as mulheres com vida sexual ativa utilizem o Dispositivo Intrauterino (DIU), como método contraceptivo.
O DIU possui eficácia superior aos métodos de curto prazo, como injeções e pílulas, já que protege a mulher por um período de até 10 anos. De acordo com a diretora da Rede Básica de Saúde, enfermeira Priscilla Carneiro, de imediato serão disponibilizados 150 DIUs, e serão utilizados em mulheres que optarem por este método contraceptivo, ou possuam indicação médica.
“A pílula e o preservativo não são os únicos métodos contraceptivos à disposição. O DIU é um método de barreira, onde o dispositivo de cobre é introduzido ao útero e impede que o espermatozóide encontre o óvulo. O procedimento é rápido, simples e a protege por anos. Quando a mulher decidir engravidar, basta procurar o médico e retirar, pois sua fertilidade voltará ao normal. Este método geralmente é indicado para mulheres que já tenham filhos”, explicou o ginecologista, Dr. Victor Fernandes.
De acordo com o vice-prefeito e secretário (interino) de Saúde, Adalberto Marcicano, o município está realizando a campanha com o intuito de diminuir a gravidez indesejada. “O objetivo é que as mulheres possam utilizar um método contraceptivo eficaz e gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.
Para ter acesso ao método, gratuitamente, a usuária deve procurar as enfermeiras Sônia ou Katiucia, na unidade do Centro de Especialidades – à Rua José Eugênio Machado, s/nº, das 8 às 16 horas. Para agendamento do procedimento, é necessário que a paciente tenha realizado o exame de prevenção de câncer de colo do útero, o (Papanicolau), até seis meses atrás. Vale ressaltar que o DIU não evita doenças sexualmente transmissíveis, somente a gravidez indesejada.
O DIU é um dispositivo anticoncepcional inserido no útero e que age de maneira espermaticida, matando os espermatozóides, impedindo a subida dos mesmos pelas trompas e, consequentemente, a fecundação do óvulo.