Educaçãoslider

Secretaria de Educação divulga resultado do IDEB 2013 das escolas municipais

O governo municipal de Ibiúna tem grandes motivos para comemorar. Os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) 2013 divulgados no dia 5 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) revelaram resultados positivos nos anos iniciais (ensino fundamental) das escolas municipais. Os dados ultrapassaram as expectativas de todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a Secretaria, o município alcançou à nota 5,1 ficando abaixo da meta estabelecida que é de (5,3). Porém, mostrou um avanço considerável em relação à nota de 2011 que foi de (4,5). “A maioria das nossas unidades escolares pode comemorar os bons resultados, pois alcançaram ou ultrapassaram a meta estabelecida pelo MEC para o ano de 2013, enquanto que outras ainda têm missões desafiadoras para aprimorar a aprendizagem, e consequentemente aumentar sua nota do Ideb”, explicou a coordenação pedagógica.

Desafios esses que a rede tem de se superar, afirmou a Secretaria de Educação, enfatizando que todos estão empenhados na melhoria de qualidade de ensino, investindo na formação continuada dos professores (educação infantil e ensino fundamental) e creches. O próximo passo é investir na formação de gestão escolar e em educação especial, mas com a garantia de que estão no rumo certo e outros bons resultados virão a curto, médio e longo prazo.

O IDEB- é um instrumento usado pelo Ministério da Educação desde 2005 para medir a qualidade do ensino no Brasil. A avaliação é realizada a cada dois anos e o índice é calculado a partir da combinação do desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e rendimento escolar (taxa de aprovação). O fator desempenho é medido com base nas notas dos alunos na Prova Brasil, nas disciplinas língua portuguesa e matemática, aplicadas para todos os alunos do ensino fundamental no país. No ensino médio, a análise é feita por amostragem estatística.

Em 2013, 75 mil estudantes foram avaliados nas provas do Saeb, tanto na rede pública quanto na rede privada do país. Já os dados que indicam as taxas de aprovação são obtidos por meio do Censo Escolar.

Dentre às escolas da rede municipal de Ibiúna, o destaque em 2013 é da EM “Clélia Carmelo da Silva” – Centro, com a média de 6,2 e empatadas em segundo lugar estão às escolas: EM “Raimundo Vieira Bastos” – Bairro Colégio e EM “João Cardoso de Moraes”- Residencial Europa com 5.9.

Acompanhe o resultado do IDEB das escolas da rede municipal de Educação, pelo site: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb

Comments

comments