Salve os 207 anos da Fundação da Freguesia de Una
José Gomes (Linense)
Dia 29 de agosto registra 207 anos da fundação da Freguesia de Una, atual Ibiúna, pelo Capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira, em 29 de agosto de 1811. A freguesia de Una foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. Na ocasião, o território foi formado com partes desanexadas das freguesias conflitantes de Sorocaba, São Roque, Cotia e Parnaíba, com a mesma extensão territorial de 1.093 km² atual, que credencia Ibiúna como o 34° município de maior extensão territorial do estado de São Paulo. Assim foi criado o Vilarejo de Una.
Na segunda quinzena de setembro 1812, foi então instalada a paróquia do povoado; o primeiro pároco foi o Padre Antônio Maximiano de Góes, entre os anos de 1812 a 1824. E assim, a antiga Una permaneceu como Freguesia até 24 de março de 1857, quando foi elevada à condição de município, tendo a Câmara Municipal sido criada em 31 de Outubro de 1857 e declarada instalada no mês de dezembro.
É importante a comemoração da fundação da Freguesia nas escolas; os prédios públicos com bandeiras hasteadas e uma sessão solene na Câmara Municipal. Afinal, é nosso dever preservar a história, cultuar a memória e os valores fundamentais da nossa cultura e nossa cidadania. No dia 29 de agosto, no recinto da Câmara Municipal será realizado com os alunos das escolas, uma comemoração referente aos 207 anos da fundação da freguesia de una, durante os Diálogos Filosóficos da E.E. Laurinda V. Pinto.