Sakura Nanni promete novidades a frente do Turismo de Ibiúna
Da iniciativa privada para a administração pública, a comerciante Sakura Ishibuchi Nanni, de 48 anos, ocupa o cargo de secretária de Cultura e Turismo de Ibiúna. Experiente no setor, ela abriu uma agência de turismo no município há alguns anos e, desde então, tem se especializado no ramo. No início deste ano foi convocada para o seu maior desafio: chefiar a Secretaria de Cultura e Turismo, convidada pelo prefeito Paulinho Sasaki (PTB). Sakura tem formação em técnico de contabilidade, mas na área que se identifica já realizou diversos cursos, como comercialização do turismo, turismo pedagógico e, no ano passado, iniciou o curso superior de gestão em turismo. Na prática, ela conta “sou turista; já visitei muitos lugares no Brasil e no mundo”.
A secretária disse ao VOZ que começou a se aprofundar no potencial turístico de Ibiúna em 2014, quando foi procurada e convidada para comercializar um produto náutico (Catamarã). “Aceitei e comecei a divulgar; logo agências de São Paulo começaram a pedir cotação e perguntar o que mais tinha pra fazer em Ibiúna”, detalha. Foi então que Sakura começou a montar os roteiros e vender pacote completo para turistas que desejavam conhecer o município, com passeio, city tour, café da manhã, almoço, visita a produtores orgânicos, templos, pesqueiros e outras atrações.
Sobre a nova experiência, ela diz que o prefeito tem apoiado todo o trabalho desenvolvido pela secretaria até o momento. Entre as dificuldades, Sakura lamenta a falta de recursos para colocar os projetos em prática – mas conta que tem ido atrás para superar esse entrave. “Já os projetos que não necessitam de recursos, estamos fazendo”, diz ela. “Tem muita coisa que não necessita de dinheiro e que nunca foi feito nesses 21 anos de Estância Turística e que estamos fazendo”, completa.
Mesmo com pouco tempo de trabalho, a secretária tem arregaçado as mangas para ir atrás de benfeitorias ao setor. Já estão sendo desenvolvidos rotas cicloturísticas, rota rural, mapa turístico, vídeo institucional, revisão do plano diretor do turismo, site do turismo, mídias sociais, inventário turístico, verde urbano, cadastro de guias turístico e outros projetos. “Pretendemos desenvolver, em breve, as sinalizações das rotas, fomentar e dar visibilidade ao nosso turismo e aos nossos empreendedores em feiras, mídias sociais etc”, comenta. “Também queremos atrair novos empreendedores para gerar emprego e renda; consequen-temente, levar aos munícipes mais qualidade de vida e uma cidade mais bonita”, acrescenta. Sakura já esteve em Brasília pleiteando recursos ao município. Lá, a secretária protocolou pedido para a revita-lização do centro e outros projetos.
Sobre a verba do DADE, recursos do estado que são destinados aos municípios turísticos anualmente, ela diz que existem projetos que podem ser contemplados, como um espaço turístico e cultural, com restaurante e café, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) e um espaço para pequenas exposições, oficinas culturais, lojas de artesanato e orgânicos, jardim e um café, também em parceria com a iniciativa privada. Após o término das obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao, a secretária prevê a construção de um portal na entrada da cidade.
Vale destacar, que os recursos do DADE anunciados pela administração anterior, que previa, entre outras coisas, uma reforma e remodelação do Centro Olímpico não chegou a ser executado. Sakura informou que os recursos do DADE dos últimos quatro anos estão suspensos. “O prefeito está se esforçando para tentar recuperar, mas será muito difícil, pois alguns não foram prestado contas e, por isso, até corremos o risco de ter que devolver dinheiro”, lamentou.