Reunião do Conseg reforça participação popular
Júlia Tanaka
Na reunião do Conseg, realizada no último dia 1º, a Sargento Lidiane Marques, da Polícia Militar, informou que o policiamento ostensivo no município está sendo intensificado. A PM destacou a importância da população denunciar qualquer ato “ilícito sobre casos suspeitos que porventura surgir em torno de sua convivência”. Ela destacou a quadrilha que roubava tratores na zona rural e foi presa graças a agilidade de informações transmitidas pela população. Outra situação, um veículo roubado também foi encontrado no Rosarial, graças a uma denúncia anônima. Lidiane adiantou que em breve a PM será contemplada com mais 2 viaturas.
Já o investigador da Polícia Civil, Reginaldo Pires, disse que Ibiúna foi destaque na imprensa nacional por ter sido a cidade do interior com maior risco de estupros, conforme informação do Instituto ‘Sou da Paz’ em parceria com o Jornal Estadão. “É difícil controlar este tipo de crime que acontece a maior parte por pessoas ligadas aos laços familiares”, lamentou o policial.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Godinho, informou que o trabalho da GCM está intensificado em parceria com a PM nas rondas escolares, preservação aos patrimônios públicos, graças à colaboração do prefeito. Marcelo ressaltou ainda que em dezembro próximo irão assumir 22 guardas municipais que estão em fase de treinamento.
Representando a Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto, Jecely Silva e a coordenadora da Delegacia de Ensino de São Roque, Marizilda, agradeceram a atenção da PM e GCM que sempre colaboram com a segurança em torno do Scalamandré e Laurinda o que ajudou a combater a violência externa. Os alunos do noturno saem na hora do intervalo com suas mochilas recheadas de bebidas alcoólicas e entorpecentes causando mal-estar. A diretora pediu a permanencia de um PM ou GCM dentro da escola para coibir esses abusos. O comandante da GCM acredita que a mudança dos moradores da comunidade para Jardim Gemima em breve o que irá acalmar a insegurança em torno das duas maiores escolas de Ibiúna.
O vereador Charles Guimarães (PSL) também participou da reunião, que foi dirigida pelo presidente do Conseg, Marcelo Zambardino. A próxima reunião será no dia 6 de dezembro, na OAB – R. Amazonas. 151, das 10 às 11h30. Todos estão convidados a participar!