Cidade

Retrospectiva 2019

Fevereiro
Manifestação – No mês de fevereiro, cerca de 150 pessoas compareceram à Praça da Matriz para uma manifestação contra o prefeito João Mello (PSD). Segundo os organizadores, o encontro teve como objetivo demonstrar a insatisfação popular contra o prefeito.
Protestos contra IPTU – Após os vereadores aprovarem, no fim de 2018, a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), no município, que impactou nos valores pagos nos Impostos Prediais e Territoriais Urbanos (IPTU), um grupo de munícipes se movimentou para pedir o cancelamento da Lei. Um projeto de iniciativa popular foi proposto no mês de fevereiro, com objetivo de revogar a revisão da PGV. Ao protocolar o documento na Câmara, a TV Sorocaba, afiliada do SBT, cobriu o fato.
Março
CDHU Jemima – No mês de março, a Prefeitura de Ibiúna e o Governo do Estado de São Paulo inauguraram as obras do CDHU Jemima. Os moradores receberam as chaves no dia do aniversário da cidade, 24 de março. O governador João Dória era aguardado para a solenidade mas não compareceu.
Crise no Transporte Coletivo – No mês de março, o transporte coletivo de Ibiúna entrou em colapso. Falta de ônibus, veículos sem manutenção e horários não cumpridos foram as principais reclamações contra a antiga responsável pelos serviços: a empresa Estewan Garcia dos Santos ME.
Sargento Neri – Tomou posse na Assembleia Legislativa de São Paulo os deputados estaduais, entre eles, o Sargento Neri (Avante), que atualmente reside em Ibiúna.
Aniversário – Os 162 anos de Ibiúna foi comemorado de forma bem tímida. A principal atração foi o cantor Rodrigo Prestes. Segundo o prefeito, a programação foi planejada de acordo com a disponibilidade financeira do município.
Abril
Festa na Seicho-No-Ie – A Academia de Treinamento Espíritual de Ibiúna, da Seicho-No-Ie, recebeu mais de 9 mil pessoas para a cerimônia do Santuário Hoozo do Brasil, em sua 63ª edição.
Fim da favela – A comunidade existente atrás do Ginásio de Esportes, no bairro Jardim Nova Ibiúna, foi destruída pela Prefeitura, já que os antigos moradores da localidade passaram a residir no CDHU do bairro Jardim Jemima.
Câmara arquivou projeto – Alegando falta da comprovação das assinaturas necessárias para um projeto de iniciativa popular, a Câmara de Vereadores arquivou a proposta que pediu a revogação da Lei que alterou a PGV no município.
Maio
30 anos do VOZ – No dia 1º de maio, o jornal VOZ de IBIÚNA completou 30 anos de circulação no município.
Processo de Cassação – No início de maio, os vereadores aceitaram a denúncia para abrir um processo de cassação contra o prefeito João Mello (PSD). A iniciativa foi do ex-secretário municipal, Luiz Norberto, com base em possíveis irregularidades em contratos emergenciais.
Pronto Socorro Infantil reaberto – O PSI voltou a atender as crianças do município depois de ter sido fechado no fim de 2018. O local passou por reformas.
Falta de transporte escolar – A falta de transporte escolar trouxe o apresentador Celso Russomano, da TV Record, também deputado federal, para uma reportagem em Ibiúna. Milhares de crianças ficaram sem ir a escola no primeiro semestre por falta de transporte.
Centenário de São Sebastião – O primeiro centenário da Festa de São Sebastião foi comemorado no fim de maio. Milhares de pessoas foram as ruas para celebrar a data e reverenciar o santo.
Junho
Vereadores rejeitaram projeto – os vereadores da Câmara Municipal de Ibiúna rejeitaram o projeto de iniciativa popular, que agora havia colhido as assinaturas necessárias, para revogar a revisão da PGV.
Julho
Processo suspenso – A Justiça local suspendeu o processo de cassação contra o prefeito João Mello (PSD), sob o argumento de que as duas vereadoras da comissão processante, Rozi da Farmácia e Elisangela Soares são do mesmo partido, no caso, o PTB.
Charles Guimarães – O vereador Charles Guimarães promoveu um evento partidário para anunciar sua pretensão de ser candidato ao cargo de prefeito de Ibiúna, pelo PSL. O senador Major Olímpio (PSL) chegou a ter presença confirmada, mas não compareceu.
Transporte Coletivo – A Viação Raposo Tavares venceu o processo de licitação para operar o transporte coletivo em Ibiúna.
Agosto
Greve no transporte – No início do mês, os usuários do transporte coletivo em Ibiúna ficaram sem transporte, por conta de uma greve dos motoristas, por falta de pagamento.
Renan Godinho – O advogado Renan Godinho (Podemos) organizou um evento para anunciar a pretensão de concorrer a Prefeitura de Ibiúna em 2020. O evento contou com a presença da deputada federal Renata Abreu (Pode) e do Senador Álvaro Dias (Pode).
Setembro
Mário Pires – O advogado Mário Pires (Avante) organizou evento na cidade para anunciar a pretensão de concorrer à Prefeitura de Ibiúna. O evento contou com a presença do deputado Sargento Neri (Avante).
Outubro
Centro de Convivência do Idoso – No início de outubro, o prefeito João Mello (PSD) e a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, inauguraram o Centro de Convivência do Idoso, Natalino Nanni, no São Lucas.
Empréstimos – O prefeito João Mello (PSD) encaminhou a Câmara de Vereadores dois projetos de Leis para contrair empréstimos visando a compra de maquinários e investimentos em infraestrutura no município. No dia 22, os vereadores aprovaram as propostas.
Novembro
Paulinho Dias – O vereador Paulinho Dias (PL) foi eleito presidente da Câmara para o ano de 2020. Com uma manobra que contou com o apoio de vereadores da oposição, o parlamentar de segundo mandato, venceu o favorito Ismael Pereira (MDB).
Temporal – Uma forte chuva que caiu em Ibiúna no fim do mês, derrubou árvores, parte do teto da Rodoviária e causou outros danos no município.

Comments

comments