Cidade

Retrospectiva 2018

Os fatos que marcaram o ano de 2018 e que ficarão na história de Ibiúna, complementados com a narrativa das eleições deste ano, principalmente com os fatos no município, estão na retrospectiva de 2018, que preparamos nesta edição especial de Natal.
Janeiro – O primeiro mês deste ano foi marcado com uma grande conquista para Ibiúna e também para a região. A Construtora Heleno & Fonseca deu início às obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao. A melhoria, financiada com recursos do Banco Mundial, por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), está com valor estimado em R$ 142,5 milhões.
Fevereiro – O então vice-governador Márcio França (PSB) recebeu uma comitiva de Ibiúna, composta pelo prefeito João Mello (PSD), o vice Valdemar (Sdd) e o secretário Carlinhos Marques para anunciar que a cidade receberia a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que se realizou em agosto.
No mesmo mês, Ibiúna recebeu o Circuito Paulista de Travessias Aquaticas na Represa de Itupararanga. Também, após aprovar no fim do ano a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), o prefeito João Mello revogou a Lei e exonerou o secretário Anilton Figueiredo, de controle de arrecadação.
Março – Na festa de aniversário da cidade, o tradicional desfile, após alguns anos, voltou a acontecer no município. Nos festejos, a dupla Cezar e Paulinho animou o público, na comemoração dos 161 anos de Ibiúna.
Abril – Cerimônia na Academia Seicho-No-Ie, Academia de Treinamento Espiritual, reúne mais de 12 mil pessoas em Ibiúna, vindas de todas as partes do país.
No mesmo mês, Ibiúna passou a divulgar o novo curso técnico de Turismo, da Etec, na escola Professor Roque Bastos. Uma conquista junto ao Centro Paula Souza, do Governo do Estado. Foi também em abril que o Sistema Reprodutor São Lourenço passou a abastecer a região metropolitana de São Paulo, com as águas da Cachoeira do França, no município de Ibiúna.
Maio – 99ª Festa de São Sebastião foi sucesso de devoção e público. Milhares de pessoas prestigiaram a festividade Católica no município. No mesmo mês, uma greve nacional dos caminhoneiros parou o país. Escolas ficaram sem aulas no município e agricultores tiveram prejuízo milionário com a paralização.
Junho – No fim do mês, a família Rolim de Freitas, do Supermercado Ibiúna, recebeu Moção de Aplausos na Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados a comunidade, gerando empregos e ajudando nas ações sociais.
No mesmo período, a rede de Supermercados São Roque reinaugurou a sua segunda loja em Ibiúna com um amplo espaço, visual moderno e com tecnologia de ponta, na entrada da cidade, próximo a Rotatória com destino a São Paulo.
Julho – o prefeito João Mello assinou em São Paulo o convênio com o Governo para a instalação do polo da Univesp no município. A assinatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. No mesmo mês, o município recebeu a carreta móvel da Saúde, da Secretaria do Estado. A carreta ofereceu exames de mamografia gratuito as mulheres ibiunenses.
No fim do mês, teve início o curso de Turismo e Contabilidade da Escola Técnica Estadual, classes descentralizadas de Ibiúna.
A Guarda Civil Municipal comemorou 20 anos de fundação e recebeu 20 novos integrantes, em cerimônia realizada na Praça da Matriz.
Agosto – O mês foi marcado pela primeira crise da coleta de lixo, com a interrupção dos trabalhos dos coletores, o acumulo do lixo causou problemas aos munícipes.
Assalto a bancos, na madrugada, assustou a população ibiunense. As agências do Itau e Santander ficaram danificadas com a ação devastadora dos bandidos.
Teve início as aulas da Univesp em Ibiúna.
Setembro – O mês foi marcado pela disputa eleitoral. Os candidatos da cidade e também o que fizeram campanha aqui intensificaram as visitas em busca do voto.
O candidato a governador de São Paulo, João Dória (PSDB), visitou Ibiúna em uma reunião política. No mês, ibiunenses organizaram atos políticos contra e a favor do então candidato Jair Bolsonaro (PSL).
A Prefeitura trocou a empresa responsável pela coleta de lixo no município. No entanto, as reclamações continuaram.
Outubro – Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) foram para o segundo turno na disputa presidencial. Por fim, Bolsonaro sagrou-se vitorioso. Em Ibiúna, a vitória foi esmagadora para o capitão.
Já para o governo do estado, a disputa no segundo turno foi entre João Dória (PSDB) e Márcio França (PSB). O tucano foi eleito governador também com uma vantagem significativa em Ibiúna.
A surpresa das eleições para os ibiunenses foi a vitória do Sargento Neri, morador de Ibiúna, que foi eleito deputado estadual pelo Avante.
Novembro – A Prefeitura realizou audiência pública para discutir a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) no município, marcada por polêmicas e discussões.
Vereadores aprovaram o orçamento de R$ 238 milhões, estimado, para 2019.
Ibiunenses realizaram a segunda Caminhada Passos que Salvam. A idealizadora Denise Pontes, mais uma vez, realizou o evento com objetivo de conscientizar a população sobre os primeiros sinais do câncer infantil.
Dezembro – os fatos marcantes estão nesta edição de Natal.

Comments

comments