Renan Godinho lançou pré-candidatura a prefeito
Depois do vereador Charles Guimarães (PSL), foi a vez do advogado Renan Godinho lançar a sua pré-candidatura a prefeito de Ibiúna. No último dia 24 de agosto, sábado, o partido Podemos de Ibiúna lançou a pré-candidatura do Dr. Renan em um evento que contou com a presença do Senador da República pelo estado do Paraná, Álvaro Dias, da deputada e presidente do Podemos, Renata Abreu, do vereador da capital Mário Covas Neto, também presidente estadual da sigla, do deputado estadual Márcio da Farmácia, além de vereadores das cidades de Angatuba e representantes do partido de São Roque, Mairinque, Araçariguama, Cerquilho, Tiete e convidados.
As autoridades do partido reforçaram o apoio ao advogado ibiunense. O deputado Márcio da Farmácia elogiou o pré-candidato, segundo o qual, “preenche todas as qualidades para poder reconstruir Ibiúna”. O presidente estadual também prometeu apoio ao candidato ibiunense. “Tenho fé que em 2020 faremos muitos prefeitos. O partido conta com 150 pré-candidatos. Dr. Renan terá nosso apoio”, disse Mário Covas Neto.
Já a deputada federal Renata Abreu destacou que o Podemos é um grupo de pessoas que acredita na transformação da cidade com ética, decência e transparência. Lembrou que o sonho político do advogado começou bem antes quando foi candidato a deputado estadual e foi o mais votado na cidade. “Ibiúna está muito bem representada pelo jovem candidato, que terá todo apoio do Podemos. Retornaremos em Ibiúna para sua posse de prefeito”, concluiu a deputada.
O senador Álvaro Dias disse que o jovem Renan terá muito trabalho para reconstruir Ibiúna quando for eleito Prefeito. “Cheguei cedo, percorri esta cidade linda que não conhecia, conversei com algumas pessoas e fiquei sabendo das necessidades de Ibiúna” disse o senador.
O pré-candidato ironizou a arrecadação de Piedade, a cidade vizinha arrecada, segundo ele, R$ 100 milhões por ano e está bem cuidada. Ibiúna com R$ 200 milhões está muito malcuidada. “Enfim o meu anseio é trazer de volta a alegria, harmonia, desenvolvimento turístico e muito mais! Unidos seremos fortes para reconstruirmos Ibiúna!”.
O pré-candidato
O advogado Renan Godinho, de 30 anos, nunca exerceu cargo eletivo. É filho de Dirceu e Regina Godinho, conhecidos como Dirceu e Regina da Carplex. A única candidatura de Renan foi a deputado estadual em 2018, mas não foi eleito. No total, alcançou 4.788 votos.
Na administração pública, Renan foi assessor de gabinete do prefeito Coiti Muramatsu de junho de 2011 ao início de março de 2012. Após, ocupou o cargo de agente de segurança de gabinete, entre abril e maio de 2012. O ex-secretário de Ibiúna, Paulinho da Saúde, publicou em suas redes sociais que foi ele quem indicou a nomeação do advogado. Godinho, no entanto, desmente qualquer vínculo com as administrações passadas de Ibiúna. Em um grupo do WhatsApp, ele chegou a dizer que trabalhou na gestão do saudoso prefeito Coronel Darcy. No entanto, a nomeação dele na Prefeitura se deu dois anos após a morte do coronel.
Quando ocupou cargo de confiança, Godinho atuou no setor jurídico e de contratos da Prefeitura, segundo informações de funcionários do Paço. O pré-candidato, no entanto, garante que não houve desvio de função. Na mesma época, uma de suas irmãs ocupou o cargo de chefe do setor odontológico, em períodos semelhantes. O pré-candidato também nega qualquer irregularidade.
Em tempo
O jornal encaminhou uma série de perguntas ao pré-candidato, sobre sua pré-campanha e sua participação na administração do ex-prefeito Coiti Muramatsu. Um assessor do pré-candidato, denominado de coordenador de campanha, Lucas di Mario, de São Roque, fez contato com o jornal e encaminhou uma nota oficial, após receber as perguntas.
Na nota, o candidato disse que “está sendo perseguido politicamente pelo editor deste jornal Carlos Roberto Marques, em razão de requerimento de instauração de inquérito criminal e pela distribuição de ação de natureza civil e indenizatória, em razão de eventuais ilegalidades supostamente cometidas por aquele, de cunho criminal, consistente em injúria e difamação”.
A nota diz que o pré-candidato Renan Elias Godinho, quanto ao desvio de função, “sempre agiu dentro da Lei, nunca tendo sofrido qualquer advertência, notificação, suspensão, ou, qualquer processo administrativo ou judicial, tendo um histórico de conduta reta e ilibada”.
O candidato reconheceu que trabalhou por nove meses na administração Coiti. “Assim como todo e qualquer servidor público comissionado, nomeado pelo então prefeito da época, com carteira anotada e registrada, atendendo todos os requisitos legais, contratuais e hierárquicos, para tanto, tem provas”. A nota diz que ele não manteve antes e nem depois, qualquer vínculo pessoal ou político, seja com o atual prefeito, bem como, com seus secretários, tendo prova da lisura de sua conduta.
Esclareceu que trabalhou em período e local diverso de sua irmã, “sendo contratado depois e saído antes. Sua irmã trabalhava como médica e coordenadora do hospital, e, ele trabalhou na prefeitura”. No entanto, a nomeação de uma das irmãs do pré-candidato, no jornal Imprensa Oficial do município, foi a de que ocupou o cargo de chefe do departamento odontológico.
Por fim, a nota disse que “ele vem trabalhando junto ao grupo Suprapartidário Repensar Ibiúna, projeto que visa a elaboração de uma plataforma que tem como objetivo à reconstrução de Ibiúna, o resgate da autoestima e o orgulho de ser cidadão ibiunense”.
Confira abaixo as perguntas feitas ao pré-candidato, bem como a nota emitida na integra.
Perguntas
Olá dr. Renan, bom dia,
Estou-lhe encaminhando algumas perguntas referentes à sua pré-candidatura para prefeito de Ibiúna, visando uma matéria que faremos para a próxima edição do Jornal VOZ de IBIÚNA, que veicula na próxima quinta-feira (5). Solicitamos, portanto, que as respostas nos sejam encaminhadas até segunda-feira (2), às 14 horas.
Nome completo, idade e profissão.
1 – Há mais de um ano da eleição, o senhor já se lançou candidato a prefeito para 2020. Porque decidiu tomar essa decisão de forma tão antecipada?
2 – Em suas manifestações, tanto no lançamento da pré-candidatura quanto em redes sociais, o senhor tem dito basear seus princípios na ‘ética, na moral e na transparência’. Esse discurso é realmente o que sente ou apenas para aproveitar o momento político?
3 – O senhor foi assessor de gabinete do ex-prefeito Coiti Muramatsu (PSDB) de junho de 2011 a março de 2012, em um momento político em que a cidade teve como protagonista o ex-secretário Paulinho da Saúde – que ocupava os cargos na saúde e no governo, a época. Quais eram as funções que o senhor desempenhava? Entre abril e maio, o senhor foi nomeado (portaria 8.421) agente de segurança de gabinete do prefeito, o senhor desempenhava as mesmas funções?
4 – Há informações de que o senhor aparecia esporadicamente na prefeitura (A Constituição Federal, no artigo 5º, XIV, estabelece: é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional). A informação procede?
5 – Há também a informação, do ex-secretário Paulinho da Saúde divulgada nas redes sociais, de que o senhor foi indicado por ele para atuar no setor jurídico da Prefeitura de Ibiúna. Entretanto, as informações do setor de Recursos Humanos da Prefeitura apontam que o senhor apenas desempenhou funções no gabinete direto do prefeito (assessor de gabinete e agente de segurança de gabinete), sem qualquer vinculo com o setor jurídico ou de contratos, onde o senhor também desempenhou funções, segundo funcionários concursados da administração municipal. O senhor concorda com o desvio de função na administração pública? Essa prática não é ilegal?
6 – Em uma conversa em um grupo de WhatsApp, o senhor disse que trabalhou na administração do saudoso ex-prefeito Darcy Pereira Leite (em 24 de maio deste ano, grupo Cetril Transparente). Entretanto, não há registros na administração municipal de que o senhor tenha sido contratado no período. Tampouco nas edições do imprensa oficial do período não há menção ao seu nome. A primeira portaria que o senhor foi nomeado se deu em junho de 2011. O Coronel morreu em junho de 2009 (dois anos antes). O senhor se equivocou na publicação?
7 – Há um áudio, atribuído ao senhor, também divulgado pelo WhatsApp, em que o pré-candidato diz não ter ligação com ‘nenhum grupo político que está prejudicando Ibiúna há décadas’. Inclusive cita que não há relação com o ex-secretario Paulinho da Saúde, que escreveu nas redes sociais ter indicado o senhor para a função no ‘setor jurídico da Prefeitura’. Afinal, não há uma incoerência de sua parte diante de tal fala? Por que na época em que ocupou o cargo de comissão, o senhor não apresentou a mesma indignação com os prejuízos ao município? A administração que o senhor fez parte, por um ano, foi benéfica ao município?
8 – O senhor já demonstra ter uma boa estrutura para a sua pré-campanha, com coordenador político nomeado (de outra cidade) e diversas aparições com apoios, outdoors, entre outros. Quem está custeando essas despesas? A mais de um ano da eleição, o senhor não acha que já existe um exagero? Não há abuso do poder econômico?
9 – O Tribunal de Justiça de SP condenou por improbidade administrativa dois irmãos que ocuparam cargos de comissão na administração municipal do município de Brodowski concomitantemente, acusados de prática de nepotismo. Na época em que o senhor foi cargo de comissão na Prefeitura, uma de suas irmãs ocupou o cargo de chefe de departamento de odontologia, pela portaria 7171. Ela ocupou a função de 27 de maio de 2010 a 26 de julho de 2012. Ambos foram cargos de comissão. O que o senhor tem a dizer a respeito? O senhor é contra nepotismo na administração pública?
10 – Com esse curto histórico na administração pública, com possíveis irregularidades na pratica de desvio de função, nepotismo e ausência no horário de trabalho sem desconto em folha, o senhor se coloca como o pré-candidato a prefeitura, aparentemente, apostando na nova política. Por que o eleitor deve acreditar no senhor?
Obrigado,
Esperamos as repostas para que possamos concluir a matéria. Pela prática do bom jornalismo, estamos dando a oportunidade de manifestação antes da publicação.
Carlos Marques
Jornalista
MTB 84.493/SP
(15) 99726-5842
NOTA OFICIAL DR. RENAN GODINHO
Pela presente, comunica-se oficialmente o Jornal A Voz de Ibiúna, a resposta aos questionamentos, que o pré-candidato à prefeito RENAN ELIAS GODINHO, está sendo perseguido politicamente pelo editor deste jornal CARLOS ROBERTO MARQUES, em razão de requerimento de instauração de inquérito criminal e pela distribuição de ação de natureza civil e indenizatória, em razão de eventuais ilegalidades supostamente cometidas por aquele, de cunho criminal, consistente em injúria e difamação.
Aguarda-se o comprometimento deste jornal com o profissionalismo, ética e responsabilidade, devendo agir, dentro da liberdade de expressão e comunicação, mas com a exata sensatez e imparcialidade de que não é um direito absoluto, restringido pelos limites do respeito à imagem, a honra e a personalidade das pessoas.
Há de se registrar, primeiramente, que o pré-candidato RENAN ELIAS GODINHO, sempre agiu dentro da Lei, nunca tendo sofrido qualquer advertência, notificação, suspensão, ou, qualquer processo administrativo ou judicial, tendo um histórico de conduta reta e ilibada.
Desta forma, RENAN ELIAS GODINHO mantém com muita integridade, ética e honestidade, o seu compromisso com a população ibiunense.
Com relação aos questionamentos, o pré-candidato RENAN GODINHO esclarece que trabalhou no período exato de 9 meses, assim como todo e qualquer servidor público comissionado, nomeado pelo então prefeito da época COITI, com carteira anotada e registrada, atendendo todos os requisitos legais, contratuais e hierárquicos, para tanto, tem provas.
Esclarecemos que RENAN GODINHO NÃO manteve antes e nem depois, qualquer vínculo pessoal ou político, seja com o atual prefeito, bem como, com seus secretários, tendo prova da lisura de sua conduta.
Que, durante os 9 meses (junho de 2011 à março de 2012), trabalhou em período e local diverso de sua irmã, sendo contratado depois e saído antes, sendo certo que, sua irmã trabalhava como médica e coordenadora do hospital, e, RENAN GODINHO trabalhou na prefeitura.
Por fim, vale registrar, que RENAN GODINHO, filho de DIRCEU e DA REGINA da CARPLEX MÓVEIS, constrói a sua vida com trabalho, sob a verdade, a ética, responsabilidade e compromisso, não havendo NADA QUE DESABONE A SUA CONDUTA.
E que atualmente vem trabalhando junto ao grupo Suprapartidário REPENSAR IBIÚNA, projeto que visa a elaboração de uma plataforma que tem como objetivo à Reconstrução de Ibiúna, o resgate da autoestima e o orgulho de ser cidadão ibiunense.
Concluímos a Nota Oficial, reafirmando que qualquer matéria que seja publicada por este tradicional veículo, com relação aos questionamentos encaminhados por esta redação, deverá ser publicada em seu inteiro teor e integra, sob pena de responsabilidades.
Atenciosamente
Dr. Renan Elias Godinho
Núcleo de Coordenação Política e Núcleo de Coordenação Jurídica
Pré Candidato à Prefeito de Ibiúna