Colunistas

Redes sociais: você é o que você publica

As redes sociais são uma marca do século XXI. Por meio da internet, pessoas e empresas podem rapidamente ampliar a sua rede de relacionamentos. No Brasil, mais da metade da população com mais de dez anos de idade acessa a internet, sendo os jovens de classes A e B os mais conectados e as redes sociais os sites mais populares e com maior número de acessos (O Globo, 26/06/2014). Como uma ferramenta de comunicação, devemos pensar sobre os benefícios e os cuidados que devemos ter ao optarmos por utilizar as redes sociais. Alguns dos principais benefícios das redes sociais são as possibilidades de ampliar a rede de contatos; de realizar novos negócios; de divulgar produtos, serviços e ideias e de obter visibilidade. No entanto, é preciso considerar os riscos da exposição exagerada e as facilidades que o ambiente virtual oferece para a veiculação de informações falsas e realização de práticas ilícitas. Pressionados pelos avanços da tecnologia e pelas expectativas da sociedade é comum organizações e pessoas aderirem rapidamente ao uso não planejado das redes sociais. As consequências, muitas vezes, são desastrosas. Na ânsia de responder a algum comentário ou reclamação, expressar sua opinião ou exaltar algum benefício de um produto ou serviço, algumas postagens acabam por gerar mal entendidos, gafes ou até mesmo denegrir a imagem daqueles que as realizam. É preciso lembrar que o conteúdo publicado na internet é disseminado instantaneamente e os registros são rastros digitais que dificilmente serão apagados ou esquecidos. Por exemplo, ao fazer uma brincadeira de mau gosto, postando uma imagem montada de dois jogadores colombianos cheirando “cocaína” no campo de futebol durante a Copa do Mundo deste ano, a embaixadora da Unicef e atriz holandesa Nicolette van Damm viu-se obrigada a pedir demissão do cargo, além de ter sua reputação abalada. Assim, a utilização das redes sociais deve ser uma decisão estratégica e possível de ser planejada e gerenciada. Cada foto, comentário ou curtida postada reflete aquilo que você pensa, faz ou gostaria de fazer. Nas redes sociais, como disse David Scott “você é o que você publica”, portanto, é preciso agir com cautela porque o futuro será incapaz de mudar as ações do presente.

Ana Cristina Piletti

Comments

comments