Reclamações da coleta de lixo persistem
O VOZ continua recebendo reclamações de vários munícipes sobre a falta da coleta regular de lixo. Moradores do Cupim, Lageadinho, Paruru, Cocais, Feital, Cachoeira, Condomínio ‘Minha Casa Minha Vida’, entre outros, questionando a falta de recolhimento das caçambas de lixo, sacolas de lixo acumulados em vários pontos causando mal cheiro, insetos voadores, ratos nocivos à saúde pública, além de empobrecer o visual da estância para os turistas.
Municipalizar a coleta
Os vereadores autorizaram a Prefeitura abrir vagas de empregos para coletores de lixo, garis, motoristas de caminhão de coleta e coordenador de limpeza. O Projeto de Lei cria 47 cargos destinados a trabalhadores do setor da limpeza urbana e coleta de lixo. Desses, 46 cargos serão preenchidos por meio de concurso público e um será comissionado. Com isso, a coleta deixará de ser terceirizada.
Na sessão, a votação dos 15 vereadores foi unânime pela aprovação. Em tribuna, o vereador Charles Guimarães (PSL) discursou: “Este é um projeto importantíssimo. Mesmo vindo em cima da hora e sendo votado em urgência, tem meu voto favorável, pois vamos economizar com essa medida” explicou.
Serão criadas 20 vagas para coletor de lixo, outras 20 para gari, 6 vagas para motoristas de caminhão de coleta e uma vaga para coordenador do setor de limpeza e lixo. Os detalhes de como será feito o concurso público para preenchimento das vagas ainda será elaborado pela Prefeitura.