Destaques

“Quem torce pelo pior, irá se surpreender”, avisa Eduardo

Em entrevista exclusiva ao VOZ, o prefeito Eduardo pede paciência,  diz que terá problemas mas que está pronto para mudar a história de Ibiúna

professor-eduardo-entrevistaVOZ Quais as prioridades neste primeiro ano de governo?

Primeiramente, arrumar a “casa”. Estamos diante de uma situação financeira bastante preocupante e, diante do déficit orçamentário de 2012, somos obrigados pela Lei de Responsabilidade Fiscal a termos um superávit de pelo menos 0,5 % do orçamento. Para tanto, precisamos economizar em tudo o que for possível. Além da reorganização financeira, queremos recuperar a saúde, melhorar os resultados da educação e a situação de infraestrutura de estradas e saneamento. Trabalharemos fortemente para atração de investimentos industriais a fim de gerar empregos e buscaremos também recursos governamentais para o turismo e a agricultura.

VOZ Quais os primeiros atos da sua administração?

Pagamento de salários (dezembro e 13º salário) e rescisões, solicitar parcelamento do INSS (para que obtenhamos a CND – condição essencial para captarmos recursos através de recursos e emendas parlamentares). Implantação de uma nova gestão no hospital com substituição da IBIS (empresa que terceirizava os serviços na gestão anterior). Pagamento de alguns fornecedores (massa asfáltica, pedra, tubos etc) para retomada do trabalho de recuperação de estradas. Retomada do diálogo com a Sabesp para a renovação do contrato e dos investimentos de saneamento.

VOZ – Como você justifica seu secretariado, diante de algumas críticas feitas já na primeira semana de governo?

Escolhi minha equipe porque confio nela. Queria uma equipe mais técnica que política, mesmo sabendo que todo secretário é um agente político. Sei que muitos discordam de alguns nomes escolhidos, porém, se foram capazes de acreditar e brigar por nossa causa, também posso confiar que farão o melhor trabalho que puderem. Entretanto, temos um plano de governo e se percebemos que em determinada área ele não está sendo seguido, vamos repensar. E isso é muito normal. Agora, a população deve participar deste processo, não apenas criticando, que é seu dever, mas também apoiando, pois é para cada um dos cidadãos ibiunenses que irei governar. Quem torce pelo pior, felizmente, irá se surpreender.

Brevemente, procurarei discorrer sobre cada escolha:

– Adal (vice-prefeito – Esporte e Lazer, Turismo e Cultura) – professor de educação física com formação em Administração de Empresas. Tem a experiência de ter sido secretário com o Cel. Darcy, conhece essas áreas, sabe buscar informações, tem bom relacionamento no Governo do Estado e realizou muitos eventos sempre com toda transparência.

– Jamil do Prado (Administração e Jurídico) – com vasta experiência, é o maior conhecedor dos setores da administração municipal, qual seja, pessoal, compras, almoxarifado, leis e organização da prefeitura. É indispensável no bom andamento da documentação municipal.

– Jávara Belisário (Educação) – advogada, professora, diretora de escola, trabalhou em Piedade na última gestão, onde a Educação teve sensível melhora. É organizada, exigente, mas justa. É uma entusiasta pela educação de qualidade, conhece a pedagogia, os programas governamentais e a legislação educacional.

– José Roberto Leoni (Saúde e Promoção Social) – contabilista, administrador e com vasta experiência, tem estreita relação com a Diretoria Regional de Saúde – DRS de Sorocaba, o que nos ajuda na maior captação de recursos para a saúde municipal, bem como para a promoção social junto a DRADS Sorocaba.  Atuou também como perito da Justiça do Trabalho da Comarca de Sorocaba e Gerente de Departamento de Importação de rede multinacional de supermercados. Foi diretor de uma grande clínica de emagrecimento em Sorocaba.

– Hélio Roberto de Oliveira (Obras e Habitação) – agrimensor, é funcionário público efetivo, grande conhecedor do território municipal; seriamente e conhece a área de atuação.

– Eduardo Alves Duarte (Desenvolvimento Urbano e Indústria e Comércio) – administrador com vasta experiência no ramo imobiliário. Colaborará em muito na regularização de loteamentos. Com bons relacionamentos, ajudará também na atração de investimentos para o município.

– Leandro Jesus da Silva (Finanças) – trabalha na prefeitura há muitos anos, sobretudo no setor de finanças. Conhece a tramitação de receitas e despesas, gosta das coisas corretas e da boa aplicação do dinheiro público.

– Armelino Moreira (Agricultura e Meio Ambiente) – apesar da sua simplicidade, poucos sabem, mas já foi administrador de multinacional, tendo trabalhado até em outros países em construtoras. Tem grande trânsito entre parlamentares petistas e já está trabalhando para trazer recursos do governo federal para o município. Cabe considerar, que o secretário é um agente político, portanto não precisa necessariamente ser técnico na área, precisa sim, executar as políticas públicas determinadas pelo prefeito. O melhor seria conjugar os dois – técnico e político. Em qualquer dos casos, precisa ser de confiança. Optei pelo “Lino” e ele está se esforçando para fazer o melhor.

VOZ Em quanto tempo os cidadãos irão sentir os primeiros traços da administração Eduardo?

É bom destacar também que 8 dias são insuficientes para avaliar uma administração. Aqueles que estão me cobrando agora (com todo o direito que lhes cabe) peço um pouquinho mais de paciência. Espere este primeiro ano, daí vocês podem ter uma boa análise de como é minha forma de administrar.

VOZ Como o senhor encara a Câmara Municipal, uma vez que o presidente eleito foi um dos principais articuladores de sua campanha?

Com a experiência que tive como vereador, acredito que temos sempre que encará-la com constante atenção, procurando agir com transparência, respeito e consideração para com a mesma. Agindo assim, o interesse público prevalecerá, muitos projetos serão aprovados e muitos recursos serão buscados junto aos entes governamentais.

VOZ Que recado o senhor deixa para a população ibiunense?

Estamos vivendo um dia após o outro, procurando superar as dificuldades. Queremos o bem de todos e grandes mudanças, mas temos que agir com cautela. Acredite que é possível uma melhor gestão financeira e administrativa. Lutaremos com todas as forças para isso.

Comments

comments