Professor Eduardo reassume a prefeitura de Ibiúna
O Juiz Wendell Lopes Barbosa de Souza expediu no início da noite desta sexta-feira (06) o diploma do prefeito Professor Eduardo (PT) e seu vice, Adalberto Marcicano (PV). No mesmo documento, ele tornou nulo o ato que empossou prefeito Fábio Bello (PMDB) e seu vice Tadeu Antônio Soares.
Na mesma noite o presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, Carlinhos Marques (PT) e os demais vereadores realizaram a cerimônia de posse do novo prefeito. O plenário ficou totalmente lotado de cidadãos ibiunenses, que aplaudiram em pé o discurso de posse de Eduardo.
O professor retornou ao cargo exatamente 90 dias depois de ter deixado o cargo de chefe do executivo. Com a cassação da liminar que permitia a Fábio Bello (PMDB) exercer o posto de prefeito, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quinta-feira, os tramites de diplomação e posse foram realizados rapidamente, garantindo o cumprimento das leis eleitorais.
Em seu discurso de posse, o Professor ressaltou o quanto aprendeu nos últimos meses e ressaltou sua sede pelo trabalho. “Agora é hora de governar para todos”, frisou. O prefeito se eximiu da responsabilidade sobre a instabilidade política vivida por Ibiúna até o momento, ressaltando que Fábio Bello foi condenado não por sua causa, mas pelo Ministério Público, “Que fique claro que eu não persegui ninguém”.
Já o vice-prefeito, Adal Marcicano, preferiu fazer um discurso mais curto e claro, revelando desejo de trégua em relação a quem está deixando o governo. “Não precisamos perseguir e provocar ninguém, chega disso. A maior provocação que podemos fazer é realizar um bom trabalho”. Também falou sobre a consciência do momento de instabilidade, que acaba incomodando a população. “Não é momento de aplausos. Ficarei mais feliz se formos aplaudidos ao final do mandato”.
Presidente da Câmara, Carlos Marques, ressaltou o bom comportamento do público presente. “Estou vendo um grande público aqui hoje, com uma educação exemplar”. Carlinhos lembrou os momentos difíceis em que foi, segundo ele, injustiçado, quando o ex-prefeito tomou posse. “Fiquei aqui sozinho sendo chamado de mensaleiro, mas agora a justiça foi feita”, disse o vereador.
Fábio Bello
Na manhã de ontem(06), o ex-prefeito Fábio Bello havia reunido os funcionários públicos da prefeitura, afirmando que cumpriria todo seu mandato e ameaçando quem, segundo ele, apoiasse o grupo do Professor Eduardo. Já o ex- Secretário de Assuntos Jurídicos, Douglas Bigarelli, havia garantido à revista Vitrine Ibiúna, que a situação do governo em Ibiúna estava definida. A reportagem da Revista, entretanto, não ouviu a outra versão da história, promovendo, o que se chama em jornalismo, de “barriga”, termo usado para designar matéria com informações falsas ou erradas.