Prevenção ao câncer de mama
Dra. Mariana Mendes
São tantas as prioridades diárias, que acaba sendo comum à mulher se descuidar da atenção consigo mesma. Por isso, sempre é tempo de falarmos sobre a prevenção ao câncer de mama, uma vez que este é o tipo mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 73 mil casos novos de câncer de mama para o triênio 2023-2025.
Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tendo destaque a influência do estilo de vida. Dentre os principais fatores apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estão o uso de tabaco, dietas prejudiciais à saúde, excesso de peso e falta de atividade física.
Reserve um tempo para olhar-se atentamente e perceber os sinais que o seu corpo apresenta. Observe as suas mamas e faça o autoexame. O diagnóstico precoce de câncer de mama aumenta as chances de cura e salva vidas. Salvou a minha e pode salvar a sua também.
Aos 37 anos, ao realizar a minha primeira mamografia, eu fui diagnosticada com câncer de mama em fase inicial, sem sintomas, sem queixas, sem alterações ao autoexame e sem histórico familiar. Foi uma notícia inesperada. Daí, faço um alerta: mesmo sem sintomas, sem alteração ao autoexame, não deixe de ir às consultas, de realizar os exames de rotina e de cuidar do seu emocional.
Após entender que o câncer não seria o meu fim e sim uma oportunidade de recomeço, nasceu o Projeto Enlace, com a proposta de ser o abraço que fortalece, para que cada mulher consiga ser a protagonista da sua própria história e possa encontrar beleza em suas vidas, mesmo na situação de doença.
Quero convidá-la a refletir sobre as mudanças necessárias para promover o cuidado com a sua saúde. Que tal iniciar hoje? Cada dia é uma nova oportunidade e nós somos os nossos melhores motivos para recomeçar, sempre! Cuide-se com carinho.
A autora é médica e idealizadora do Projeto Enlace @projeto_enlace.