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Prefeitura contrata prestadoras de serviços para cada setor do Hospital Municipal

A fim de dar mais agilidade e qualidade no atendimento na área da saúde, a Prefeitura de Ibiúna abriu processos licitatórios separando todos os setores do Hospital Municipal e contratando empresas especializadas para cada setor. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a contratação das prestadoras tem como objetivo principal qualificar os processos de trabalho de toda a equipe, desde o acolhimento na recepção até a liberação do paciente.

Para isso foram licitados os serviços de recepção, portaria, atendimento médico, enfermagem no geral, fisioterapia, farmacêutica, PH (Suporte do Samu), lavanderia, cozinha, usina de oxigênio, medicamentos e insumos. Os contratos têm validade de 12 meses.

Para regularizar o pagamento dos profissionais da área médica, enfermagem, fisioterapia, farmácia e PH, a responsável é a Dro Lad Serviços de Saúde Ltda, que está conduzindo com eficiência o atendimento hospitalar e sanando a falta de médicos. Na recepção e portaria, a empresa Execução administra as funções do setor, e recentemente fez a entrega de uniformes para esses funcionários; já para a lavanderia quem cuida das roupas cirúrgicas, enxovais, entre outros, é a empresa Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis AS (que também presta serviços no HC-SP); na cozinha cuidando da alimentação de todos os funcionários e médicos, a licitada foi a PR Alimentos Preparados Ltda ME; e outro importante setor do hospital, o abastecimento da usina de oxigênio, a incumbência é da empresa AAE metal Partes Produtos e Serviços Ltda.

Quanto ao laboratório de exames, a prefeitura aguarda por uma nova licitação, para assim regularizar os seus serviços e dar continuidade na coleta de exames no município. Apesar de todos os problemas que a saúde vem enfrentando para manter os seus serviços funcionando, a administração municipal têm trabalhado muito para oferecer à população um atendimento digno e com respeito a todos os usuários da saúde.

Um dos principais desafios dos administradores é o alto custo do Hospital Municipal para manter todas às suas despesas em ordem, principalmente à folha de pagamento dos médicos. Mesmo assim, o sistema continua com números bem altos de atendimentos ao mês, como por exemplo, o Pronto-Socorro Adulto que alcança mais de 9 mil atendimentos/mês, isso sem contabilizar o Pronto-Socorro Infantil, Casa da Gestante e outros. Para ajudar a desafogar o fluxo de atendimento no hospital, às Unidades Básicas de Saúde estão em pleno funcionamento, por meio do Programa Mais Médicos.

O governo municipal também tem a preocupação em oferecer aos funcionários do hospital um local apropriado e com boas condições de trabalho, e por conta disso, vem procurando reestruturar os seus setores com reformas físicas e readequações importantes no espaço hospitalar. O incentivo e a promoção de cursos para a enfermagem tem sido um investimento da atual administração, proporcionando um atendimento de qualidade e capacitando os profissionais.

Segundo o secretário (interino) de Saúde, Adalberto Marcicano, não é fácil manter um hospital em funcionamento com recursos reduzidos, mas que a cada dia o desafio é maior em buscar alternativas, parcerias e até mesmo coragem para viabilizar novas formas de manter a saúde em ordem. “Nossa luta não tem sido fácil, mas com o apoio e colaboração de todos estamos trabalhando para melhorar e aprimorar a saúde do nosso município, e aproveito a oportunidade para informar que não acumulo salário, apenas o serviço”, disse.

A meta da Secretaria de Saúde é adequar os seus serviços de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), visando o aperfeiçoamento e ampliação dos recursos que possam abranger as necessidades da população em todos os setores da saúde, destacou o secretário.

“Todas as empresas contratadas como prestadoras de serviços, são fiscalizadas e acompanhadas pela Secretaria e a Diretoria de Saúde, incluindo a rede de atenção básica e o Hospital”, enfatizou Adalberto, e ressaltou “hoje, podemos dizer que a Prefeitura está pagando por um serviço que está sendo executado, o que não acontecia nas administrações anteriores”, concluiu.

Em meio a tantos atos e fatos o hospital havia sido denunciado por irregularidades junto à Secretaria de Estado de Saúde, e nesta semana a Comissão Técnica de Auditoria Regional DRS 16 Sorocaba- ligada à Secretaria de Estado da Saúde, se pronunciou e enviou ao secretário de Saúde, Adalberto, o laudo do resultado da auditoria que diz:

“O laudo de auditoria realizado no Hospital Municipal onde se verificou que a ampla maioria dos encaminhamentos feitos através do Complexo Regulador Sul-Sudeste, referente às vítimas de trauma, foi decorrente da necessidade de cirurgias ortopédicas, recurso este que o hospital não dispõe, porém, presta o primeiro atendimento. Em pesquisa de satisfação do usuário, 70% dos entrevistados consideraram o atendimento prestado pelo hospital ótimo e bom. Isso foi descrito por meio de relatório, realizado através de médicos auditores, sendo de responsabilidade do Diretor Técnico de Departamento da DRS 16- Sorocaba, Dr. João Márcio Garcia”.

Novos equipamentos

A prefeitura adquiriu no começo do mês de setembro, equipamentos de primeiros socorros que estão sendo utilizados em todo o hospital. São eles: 12 Bombas de Infusão (usadas para medicação intravenosas em pacientes cardíacos, renais); 2 Ventiladores Pulmonares (manuseado por fisioterapeuta na sala de emergência).

 

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