CidadeDestaques

Prefeito visita a CEAGESP e estuda a implantação de programas de alimentação no município

No dia 20 de agosto, o Prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto (PT), acompanhado do Secretário de Agricultura, Donizete Cardoso, esteve com o Diretor Técnico e Operacional da CEAGESP, Srº Luiz Concilius Gonçalves Ramos e com o Gerente dos Entrepostos do Interior da Ceagesp, Srº Luiz Antonio Rossini para falar sobre os projetos e programas apoiados e promovidos pela companhia. Buscando melhorias e alternativas para otimizar cada vez mais a agricultura no município, algumas sugestões de programas de alimentação e nutrição foram dadas para que, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, passem a ser executadas em Ibiúna.

As sugestões foram os programas “HortiEscolha” e “Escola do Sabor”. Os dois são capacitações voltadas para as merendeiras, nutricionistas e outros profissionais que trabalham com alimentação. Através delas, as profissionais aprendem a melhor forma de aproveitar o alimento, não perdendo os valores nutricionais e evitando qualquer tipo de desperdício.

“Ibiúna tem uma riqueza enorme quando se trata de agricultura e nós acreditamos que esses programas propostos pelos dirigentes da Ceagesp, trarão ainda mais benefícios, não só aos consumidores, mas também aos produtores, que terão seus produtos mais valorizados”, destacou o Secretário de Agricultura, Donizete Cardoso.

Os programas ainda não tem previsão de início em Ibiúna, mas já estão em fase de negociação.

Conheça mais sobre o “HortiEscolha” e “Escola do Sabor”

HortiEscolha

Criado em 2009, ampliado através da parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) através do Processo de Políticas Públicas 2010/52337-0, o “HortiEscolha” é um programa de apoio à tomada de decisão na gestão das frutas e hortaliças frescas em escolha de produto, variedade, classificação, padrão mínimo de qualidade e melhor época de aquisição. Permite que com o mesmo recurso monetário seja colocado até o dobro do alimento no prato, garantindo maior participação das frutas e hortaliças, além de otimização dos recursos públicos destinados à alimentação escolar. O programa capacita gestores e técnicos da área de alimentação para uma melhor compra dos produtos frescos para a merenda escolar.

Escola do Sabor

O projeto “Escola do Sabor”, que faz parte do planejamento estratégico da CEAGESP, visa provocar mudanças nos hábitos alimentares infantis por meio da introdução de atividades lúdicas e aproximação da agricultura, através da compreensão do caminho da produção, comercialização, do consumo e das diferentes preparações e utilizações de cada alimento. O trabalho está sendo implementado em escala piloto na Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma, localizada nas dependências da CEAGESP desde 2010.

 

Comments

comments