Pré-candidatos comentam importância dos debates
O jornal VOZ de IBIÚNA questionou os pré-candidatos a prefeito sobre a importância dos debates no processo eleitoral, bem como se eles pretendem participar das discussões. A pergunta faz parte de uma série de indagações que o jornal está fazendo com o objetivo de que os (e)leitores possam conhecer melhor as ideias dos pré-candidatos. O VOZ pretende organizar o debate, como fez nas três últimas eleições, em data ainda a confirmar, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias. A TV Ibiúna (online) realizará três encontros entre os pré-candidatos. O primeiro está previsto para setembro, ainda na pré-campanha, com transmissão ao vivo pela internet.
A pré-candidata do PSDB, Cida Ribas, disse que pretende participar dos debates, que, para ela, “são necessários e contribuem para avaliação dos candidatos e definição do voto”. Cida pontuou que “o eleitor deve parar de acreditar nas promessas ilusórias. Tudo para conquistar o voto e depois serão mais 4 anos de estagnação e retrocesso. Conheça a história do candidato, sua competência, honestidade, transparência e seriedade. É hora de mudar!”, disse.
Já para o petista Edilson Fernandes, pré-candidato, “os debates são uma experiência enriquecedora, pois permite ao eleitor comparar as propostas dos candidatos e avaliar seu comportamento sob pressão. É, portanto, uma ferramenta imprescindível ao processo democrático, e que deve ser explorada ao máximo. Excelente iniciativa e oportunidade”.
O pré-candidato do MDB, ex-prefeito Fábio Bello de Oliveira, disse que também pretende participar das discussões, “desde que concilie com as outras agendas da campanha”. Ele acha importante a participação, porém pontuou que “sejam discutidos propostas para o município; para o candidato apresentar aquilo que pretende fazer, com coerência, e mostrar também o que já fez por Ibiúna. Quando usam debates para ofensas e ataques pessoais aos adversários, os candidatos prejudicam o objetivo principal do debate, que serve para o eleitor conhecer melhor as propostas dos candidatos”, disse Bello.
O advogado Mário Pires, pré-candidato a prefeito do PRTB, também pretende participar dos encontros e espera “que todos os pré-candidatos que realmente tenham propostas participem”. Ele ressalta: “O debate toma real e enorme importância nas eleições de 2020, já que estamos vivenciando um ano tão diferente por conta da pandemia da COVID19. O debate é o momento do candidato mostrar sua história de vida, sua visão da cidade, apontar suas ideias e se colocar à disposição do povo”.
O também advogado dr. Rodrigo Lima, pré-candidato do DEM, foi na mesma linha do colega de profissão. Ele acredita “que os debates são ferramentas muito importantes para que o eleitor possa conhecer melhor os candidatos e suas propostas, ainda mais em tempos de pandemia, onde o contato físico ficou restrito. Portanto, pretendo participar sim”.
O pré-candidato do PMB, Carlos Pissarro, também pretende participar de todos os debates. “Para o eleitor saber em quem votar olhar bem na cara do político e ver o que ele fez por Ibiúna e ver mais uma promessa a ser feita”, disse.
O pré-candidato do Podemos, o advogado Renan Godinho, disse que participará dos debates. Para ele, esses encontros “servem para que de forma democrática, o cidadão conheça, analise as propostas e principalmente o preparo de cada candidato. Estou me preparando, estudando e analisando todas as áreas para apresentar para a população soluções que resultem na melhoria permanente da qualidade dos serviços públicos e consequentemente na qualidade de vida do cidadão ibiunense”, disse.
Já o atual prefeito João Mello (PSD), pré-candidato a reeleição pelo PSD, acredita que “os debates são uma importante ferramenta para o exercício da democracia. Por meio deles, os eleitores conseguem conhecer mais a respeito dos candidatos e suas propostas. Mostram, também, quem está realmente bem preparado para a tarefa de administrar o patrimônio público. Com toda certeza, participarei dos debates”, disse Mello.
O pré-candidato Manoel da Silva Pinto, o Neco (PTC), disse acreditar nos benefícios dos debastes. “Um debate feito de forma séria e que os concorrentes estejam dispostos a mostrar seus planos para o desenvolvimento e soluções do nosso município é muito válido sim; se torna mais uma forma dos eleitores poderem analisar os candidatos e assim fazer a melhor escolha para nossa cidade”.
O pré-candidato Charles Guimarães (PSL) não respondeu a reportagem. As manifestações dos pré-candidatos elencadas na matéria foram organizadas segundo ordem cronológica das respostas.