População sente insegurança com a falta de iluminação nas ruas
Na reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), realizada no último dia 3, os moradores presentes abordaram o tema da insegurança por conta da falta de iluminação nas ruas centrais da cidade. Segundo os participantes, ao anoitecer, os pedestres têm o receio de ir andando ao comércio local por conta da escuridão. Há no entanto, também relatos de pessoas que foram assaltadas, no centro, em plena luz do dia. Como uma dona de casa, que pediu para não ser identificada, que foi assaltada a caminho da padaria. “É necessário que haja maior segurança de policiais e guardas municipais circulando a pé, principalmente nas feiras-livres e aos sábados, no comércio”, disse a dona de casa.
O presidente do conselho, o engenheiro Marcelo Zambardino, alertou que há mais de 8 anos vem pedindo para a Prefeitura fazer convênio com a Polícia Militar para que a Operação Delegada possa aumentar o número de policiais em Ibiúna, além do convênio de trânsito, “a fim de fiscalizar os veículos irregulares que circulam na cidade e disciplinar o trânsito, proporcionando uma segurança maior para a população”. Marcelo destacou que os municípios vizinhos como Piedade, Vargem Grande, São Roque, Mairinque e Alumínio já formalizaram estes convênios. O município de Tapiraí está acabando de formalizar o convênio. “Falta apenas o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) tomar essa importante decisão para beneficiar não só a população, mas ajudar a aumentar o efetivo da PM”, reforçou Marcelo.
O capitão da Polícia Militar, Ricardo Machado, esclareceu que a corporação está à disposição da população. Ele disse que, recentemente, fez uma operação de helicóptero pela cidade sem encontrar nenhum incidente. Prometeu que irá reforçar a segurança 24 horas por dia e pediu que o cidadão, quando encontrar pessoas suspeitas, comunique a polícia, por meio dos telefones 190 ou 181.
O investigador da Polícia Civil, Reginaldo Pires, também participou da reunião, representando o Delegado Dr. Rafael Marques, que está de férias.
Câmeras de segurança
O secretário municipal de Segurança Urbana, Marcelo Godinho, embora ausente na reunião, disse ao VOZ que a Prefeitura fez uma parceria público-privada e recebeu duas câmeras modernas, sendo que uma que já está instalada no cruzamento da Rodovia Bunjiro Nakao com a Rodovia Quintino de Lima (Sentido São Roque). “Esta Câmera tem reconhecimento facial e sistema detecta que auxiliará na prevenção e esclarecimentos de diversos crimes, pois identifica veículos produtos de roubo ou furto e até pessoas foragidas da justiça, garantindo mais segurança a moradores e turistas. A outra câmera será instalada em outro ponto estratégico”, informou o secretário.
População de rua
A assistente social Celia Moreira, que trabalha no Centro de Convivência do Idoso (CCI), disse que as pessoas em situação de rua deverão ser orientadas e direcionadas para uma frente de trabalho. Segundo Célia, no entanto, “quem cuida da população em situação de rua é uma senhora indicada por um vereador, que não está tomando as medidas necessárias”. A responsável será convocada para participar da próxima reunião do Conseg, em dezembro.
Participe da próxima reunião do Conseg, em dezembro, realizada sempre na primeira quinta-feira do mês, às 10h30, no auditório da OAB. Colabore com a segurança do seu município.