Poluição Ambiental e o Câncer
Dr. Jayme P. Bulhões
Muitas das nossas células têm um sítio chamado de receptor de estrógeno. Nesses locais os estrógenos informam o que a célula necessita produzir. Acontece que os produtos estrogênicos sintéticos e fito estrógenos (dos vegetais), que estão cada vez mais em nosso organismo devido a ingestão de medicamentos ou alimentar, acabam alterando a relação andrógeno e estrógeno no organismo masculino, e a relação progesterona e estrógenos no organismo feminino.
Essa disrupção (desregulação, desequilíbrio) hormonal causa nos homens: impotência, mais câncer de próstata, testículos, infertilidade e ginecomastia (aumento das mamas), em jovens.
Nas mulheres: stress, enxaqueca, obesidade, cistos de ovário e mama, câncer de útero, de colo uterino e mamas. Hoje, a poluição estrogênica está nos rios, represas, reservatórios e no solo.
Para que as mulheres deixem de usar os anticoncepcionais (disruptor hormonal), que faz aumentar a taxa de estrógeno, os homens deveriam (por generosidade com a espécie e o planeta) usarem mais os preservativos, ou se submeterem a esterilização programada (vasectomia), que não causa impotência, como muitos julgam. E é uma cirurgia relativamente simples e rápida em relação a laqueadura. Esse ato acaba resultando numa prova de amor à parceira, também.
O autor é médico clínico e cirurgião geral/ estética atende na Clínica Médica Dr. Jodi – (15) 3248-3790 – R. João Rolim de Góes, 50.