PNAIC é realidade na Educação de Ibiúna
O PNAIC– Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, os Estados e Municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Cada professor alfabetizador recebe uma bolsa de apoio para participar e se dedicar às atividades de formação. Essa formação ocorre fora do horário de trabalho, não trazendo prejuízo aos alunos.
As principais ações deste Programa são: garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados até os oito anos de idade; reduzir a distorção idade-série na Educação Básica; melhorar o IDEB; contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores e construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.
Na terça-feira, 10 de dezembro do corrente ano, 114 professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Ibiúna participaram da Cerimônia de Encerramento do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) de Língua Portuguesa, realizado no Centro Olímpico pela Secretaria Municipal de Educação.
A Cerimônia teve inicio com a apresentação do Programa a todos os presentes. Logo em seguida houve depoimentos de professores alfabetizadores que participaram da formação.
As autoridades presentes: Exmo Sr. Prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto, o presidente da Câmara Municipal Carlos Marques, os vereadores Paulinho Sasaki e Aline Moraes. Representando a Secretaria Municipal de Educação estiveram Professor João Pereira Leite e sua esposa Professora Naiane Aparecida Lopes Pereira Leite.
O Curso foi Ministrado pelos seguintes professores orientadores: 1º Anos – Mila Zeiger Pedroso e Geyson Adad Ataíde; 2º Anos – Cacilda Alves Domingues da Cruz e Sandra Luz Camargo Silva ; 3º Anos – Márcia de Almeida e Maria Sueli Araújo. A coordenação local neste ano de 2013 foi da professora Lucilene de Jesus Soares Pedroso.
O município de Ibiúna fez a adesão ao PNAIC em 2012, e em 27 de Abril de 2013, nos primeiros meses de gestão do Professor Eduardo, houve a Cerimônia que celebrou a abertura da formação em Língua Portuguesa que iniciou com 129 professores do 1º ao 3º ano da Rede Municipal.
O curso para os Professores Alfabetizadores terá duração de dois anos, sendo Língua Portuguesa em 2013 e Matemática em 2014. Em cada ano a formação dos educadores terá 120 horas, distribuídas em 8 unidades, sendo 84 encontros presenciais, 28 horas de estudo/atividades extra-sala e 8 horas de seminários finais.
Ao término de dois anos o professor alfabetizador será certificado pela UNESP, totalizando 240 horas.
No final do Evento a Orquestra de Metais e Percussão de Ibiúna fez uma brilhante apresentação homenageando a todos com uma boa música.
A Secretaria Municipal de Educação agradece ao Supermercado Ibiúna, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, ao Professor Luiz Francisco Vieira Ruivo e a Professora Sônia Maria Favero, que colaboraram com os preparativos do evento.
Prof.ª Luana Mª Ferreira e Luciene de Jesus Soares Pedroso