PM atua para inibir aglomerações
A Polícia Militar do Estado de São Paulo criou um novo ‘Procedimento Operacional Padrão’ relacionado a atuação dos policiais diante a pandemia do Coronavírus. Segundo nota encaminhada pela corporação, as atividades incluem informações sobre “distanciamento durante atendimento de ocorrências, forma de lidar com pessoas que testaram positivo para o vírus, ocorrências de descumprimento de isolamento ou quarentena, escolta de presos emergências, além de desinfecção de viaturas e utilização de materiais obrigatórios, como luvas, máscara e álcool em gel”.
Segundo a nota, diariamente, os PMs fornecem orientações por meio de alto falantes das viaturas, em relação a aglomeração e restrição de circulação de pessoas, no período das 20h até às 05h. “Sobre o toque de restrição, vale esclarecer que a missão da PM não é impedir que os cidadãos transitem pelas ruas, mas que se aglomerem, visto que a forma mais eficaz de evitar a disseminação do vírus é mantendo o distanciamento social”, diz nota.
A Polícia Militar ainda presta apoio aos órgãos municipais (Vigilância Sanitária e outros) que realizam a fiscalização de ambientes abertos ou em funcionamento, com o intuito de garantir a preservação da ordem pública, conforme decreto vigente. Durante atendimento de ocorrências de perturbação do sossego, a PM também orienta quanto a possível configuração da contravenção penal, bem como as normas impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto a aglomeração.
“Mesmo diante desse período de pandemia, a Polícia Militar atua incansavelmente, de forma a reduzir as ocorrências criminais, levando maior sensação de segurança à sociedade. São inúmeras operações, abordagens e atividades que resultam num trabalho preventivo de alta qualidade, gerando resultados positivos e satisfatórios”, encerra a nota.