Parasita
Claudino Piletti
“Parasita” é o título de um filme sul-coreano que tem feito enorme sucesso e foi o vencedor do Oscar 2020 como o melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro. Dirigido por Bong Joon-ho, o filme mostra as ações de uma família pobre para manipular uma família rica.
Melhor que ler comentários sobre o filme, é vê-lo. Por isso, deixo-o de lado para falar dos parasitas que infestam nosso país. São muitos e não estão só entre os funcionários públicos. Aliás, a maioria destes trabalha. Só uma pequena minoria é parasita. Já, entre os políticos, a maioria é parasita. Só uma pequena minoria trabalha.
Parasita é um organismo, animal ou vegetal, que se alimenta de outro organismo. Por extensão, diz-se da pessoa que não trabalha e vive – às vezes, com altos salários e muita mordomia – às custas do trabalho dos outros. Em nosso país há parasitas em sindicatos, entidades de classe, cooperativas, partidos políticos, instituições políticas, entidades e clubes esportivos, empresas públicas e privadas etc. São tantos que, às vezes, temos a impressão de estar vivendo no país dos parasitas.
Nosso país assemelha-se a uma planta raquítica cuja seiva é sugada por parasitas. Somos um país sem recursos, para, por exemplo, construir esgotos e moradias dignas para os mais pobres. Estes, então, constroem suas casinhas em encostas que, por ocasião de uma chuva um pouco mais forte, deslizam morro abaixo matando muitos de seus moradores. Sem falar das enchentes que, em cidades mais povoadas e malcuidadas, castigam sempre os mais pobres.
Enquanto isso, os parasitas assistem a tudo, confortavelmente sentados diante da enorme tela de sua televisão. E, além disso, criticam tudo e todos pela situação como se eles nada tivessem que ver com a mesma. E, no entanto, como sabemos, são eles os maiores culpados pela situação. Assim, se outrora o naturalista francês Saint-Hilaire (1779-1853), que viajou Brasil afora, afirmou que “ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”, hoje, ele diria: “ou o Brasil acaba com os parasitas ou, os parasitas, acabam com o Brasil”. Se é que já não acabaram…