Colunistas

Os principais desafios dos professores da rede municipal em Ibiúna

Professora Luiza

Na escola contemporânea, a comunicação deveria se dar cada vez mais pelos meios digitais. As redes sociais e os diversos aplicativos de mensagens instantâneas são um retrato do avanço da tecnologia e estão intrínsecas em nossos alunos. Por esse motivo, ser professor nos dias de hoje é um desafio e também uma missão, pois cabe a escola se adequar a realidade de seus alunos sem deixar de lado a essência do processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, ser professor no município de Ibiúna se torna um desafio ainda maior, haja visto as dificuldades enfrentadas pelas unidades escolares (principalmente da zona rural) em ofertar para sua clientela esse acesso as tecnologias.
Falta investimento por parte das políticas públicas, falta a prestação de serviço de qualidade por parte das empresas de fornecimento de internet e falta também preparo dos profissionais que nem sempre dominam as tecnologias atuais que poderiam ser levadas para as salas de aula. Enquanto realidades próximas as nossas escolas gozam de lousas digitais, salas com projeção instalada, televisores conectados a servidores de internet, salas de informática, vemos a maioria das escolas municipais de Ibiúna padecerem pela falta desses recursos. É fato que existem alguns programas federais que financiam provedores de internet nas escolas, mas garantir a qualidades destes, já é uma conversa secundária. Não é raro encontrarmos “essa internet” centralizada nas secretarias e diretorias sem atender de fato aos alunos. Professores (mais uma vez) acabam por se adaptar e são muitas as vezes que acabam fazendo uso da rede móvel de internet de seus celulares para oferecerem conteúdo diferenciado para as turmas. Falta interesse do Poder Público, falta manifestação das comunidades escolares e falta a voz dos professores exigindo melhores investimentos para nossas escolas, afinal, nossas crianças merecem e têm direito.

Comments

comments