Obras de saneamento avançam e beneficiarão vários bairros em Ibiúna

Alguns bairros serão beneficiados com a implantação de sistemas de tratamento de esgotos e nesta relação encontram-se Areia Vermelha, Capim Azedo, Puris, Ibiúna Garden, Ressaca e Rio de Una. Segundo a Sabesp, estas obras seguem em um ritmo mais lento, principalmente, em razão do licenciamento ambiental das estações de tratamento. A Sabesp informou ainda que a demora se deu na definição do tipo de tratamento a ser implantado. Durante as discussões do projeto Sistema Produtor São Lourenço, em 2011, o Comitê da Bacia do Sorocaba e Médio Tietê deliberou em seu parecer técnico, como uma das recomendações à Sabesp, o “Compromisso de 90% de coleta nas áreas urbanas consolidadas e 100% de tratamento, de preferência ao nível terciário até 2014 nos municípios de Ibiúna, Vargem Grande Paulista e Distrito de Caucaia do Alto no município de Cotia”. Tal preocupação se deu uma vez que Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista, municípios que serão abastecidos pelo SPSL, à época das tratativas, não possuíam sistemas de tratamento de esgotos, contribuindo assim para a poluição dos rios e córregos que abastecem a represa Itupararanga. Apesar de hoje Vargem Grande possuir uma ETE, o sistema coleta 29% dos esgotos da cidade, e trata apenas 28% deste total, segundo dados do Relatório de Qualidade das Águas Doces no Estado de São Paulo – Cetesb 2016. De acordo com a Sabesp, a implantação de nível de tratamento terciário exige altos investimentos e poderia inviabilizar o atendimento às comunidades rurais indicadas para receber essas melhorias neste momento. A negociação nesta fase de licenciamento resultou no compromisso da construção de sistemas de tratamento secundário e, a longo prazo, serão implantados os sistemas terciários. Serão construídas seis estações compactas de tratamento de esgoto, além de redes e estações elevatórias. Carmo Messias e Verava, bairros afetados diretamente pelas obras do Sistema São Lourenço, também serão contemplados com as melhorias e receberão sistemas isolados de abastecimento de água e de tratamento de esgotos.
Mas, apesar das soluções apresentadas pela Sabesp na reunião, a SOS Itupararanga levou para o encontro problemas antigos de Ibiúna, como o lançamento de esgotos a céu aberto e nos córregos que abastecem a represa Itupararanga, e apresentou aos conselheiros e convidados a situação do saneamento em bairros como Piaí, Vila Lima, Vila Pitico, Laval e Figueira. O distrito do Paruru mereceu destaque, já que as obras de construção de uma estação de tratamento de esgotos no bairro foram paralisadas há anos, sem previsão de serem retomadas.
O CONDEMA passará a acompanhar o assunto com a criação de um grupo de trabalho que se reunirá mensalmente para tratar do andamento dessas obras.