Obras de melhoria são pauta do encontro entre SABESP e lideranças comunitárias
Representantes da SABESP e lideranças do Verava e Carmo Messias se reuniram para tratar das obras de melhoria que levarão água tratada e tratamento de esgotos aos bairros. Estas obras fazem parte das negociações entre a prefeitura e a SABESP, que adiantou a implantação destes projetos em decorrência Sistema Produtor São Lourenço (SPSL).
A SABESP trouxe informações atualizadas sobre os projetos em cada bairro: Abastecimento de água: os bairros Verava e Carmo Messias serão abastecidos por poço artesiano, e será construída uma unidade de tratamento em cada um dos bairros.
Próximas etapas:
- Definição do local onde será construída cada unidade
- Licenciamento ambiental junto à CETESB/Sorocaba
Esgotamento sanitário: a implantação do sistema de esgotamento sanitário está em estudo e existem 3 alternativas:
- A construção de 1 ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no Bairro Verava e 1 ETE no Bairro Carmo Messias, atendendo cada bairro separadamente;
- A construção de uma ETE no Bairro Verava, interligando o Bairro Carmo Messias;
- A construção de uma ETE no Bairro Carmo Messias, interligando o Bairro Verava.
Foi estabelecido o prazo de 30 dias para que a SABESP atualize as informações sobre os estudos Durante o encontro, os moradores também abordaram assuntos sobre o SPSL, como a proposta de mudança do traçado da adutora no bairro Carmo messias e a necessidade de manutenção da Estrada do Verava. Sobre a adutora, a SABESP informou que está em estudo a mudança do traçado, e a proposta é desviar as obras do centro do bairro. Em relação à estrada, o Consórcio São Lourenço, responsável pela execução das obras, fez a doação de 500 toneladas de massa asfáltica para a manutenção, que se iniciou no dia 22 de setembro.