O terrorismo financeiro de Roberto Campos Neto
Carolina Saito
Comumente, as notícias veiculadas pela grande mídia brasileira são desfavoráveis ao Governo Federal e dão destaque às críticas do presidente Lula (PT) ao presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, declaradamente bolsonarista, que insiste em manter os juros elevados.
Campos Neto criou um discurso de que a ameaça da alta da inflação e, depois, a irresponsabilidade fiscal do governo não permitem a redução da taxa SELIC. Para os analistas econômicos – que não compactuam com a avidez desenfreada do mercado financeiro – essas justificativas são irreais.
Com a alta do dólar e a consequente desvalorização do real, a grande imprensa, veementemente, responsabilizou o presidente Lula pelas suas falas contra Campos Neto. Se o dólar sobe, o culpado é o Lula, se o dólar cai, foi pela fala do Lula. Um âncora de telejornal chegou a dizer que era necessário o presidente parar de criticar Campos Neto para acabar com a instabilidade da moeda nacional.
A verdade dos fatos é omitida pela grande imprensa corporativa que está associada ao mercado financeiro e, portanto, defensora de Campos Neto. A alta do dólar tem permitido enormes ganhos ao mercado por meio das especulações financeiras. O que é bom para o mercado financeiro é péssimo para a economia nacional.
A alta do dólar no mundo inteiro é decorrente da política monetária dos Estados Unidos, cujo objetivo é atrair investimentos no próprio país, o que causa a desvalorização de outras moedas. Uma das maiores autoridades brasileiras em economia, o economista e professor Luiz Gonzaga Beluzzo disse que a desvalorização das moedas nacionais faz parte de um fenômeno monetário-financeiro e internacional.
É preciso tirar a limpo as questões econômicas que tanto afetam a vida dos brasileiros. Cada cidadão bem-informado não vai cair nas armadilhas dos detentores do poder econômico. Entender que Campos Neto não é a vítima dos «ataques» de Lula e que o presidente não é responsável pela alta do dólar e pela desvalorização do real contribuirão para desarticular o terrorismo financeiro promovido por Campos Netos e seus aliados para enfraquecer o Governo e a economia do Brasil.