O pesadelo da insônia
Por Dra. Paola Cóser
O sono é um evento fisiológico universal, diário e recorrente. É de longe a tarefa que consome mais tempo de nossa vida, podendo corresponder a um terço dela, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de uma função biológica essencial para diversas funções no corpo, como desenvolvimento neuronal, aprendizado, memória, regulação emocional, metabólica, cardiovascular e remoção de toxinas celulares.
Desacelerar após o trabalho pode ser uma árdua batalha, cargas horárias exaustivas e atividades estressantes refletem um sono agitado, fragmentado e sem qualidade repercutindo em sintomas como indisposição, irritabilidade, dificuldade em manter o foco, concentração, além de dores físicas que passam a acompanhar o indivíduo ao longo do dia.
Transtorno de insônia é definido como insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono podendo associar a dificuldade de iniciá-lo ou mantê-lo ao longo do período de descanso.
É possível vencer a insônia adotando medidas comportamentais, psicológicas e medicamentosas, a fim de tratar condições que possam prejudicar o sono e devolver a qualidade de vida da pessoa.
A autora e médica especialista em Psiquiatria. Atende na Clínica Médica Ibiúna (Dr Jodi). Tel.: (15) 3248-3790 | (15) 3241-1991 WhatsApp.