O Natal, segundo religiosos
O cristianismo está em festa: Na próxima semana, uma das datas mais marcantes do ano, onde milhões de famílias se preparam para cear e confraternizar, será celebrada: É Natal! Embora os símbolos de árvores, Papai Noel e panetones, Natal é nascimento do “Menino Jesus” que se fez Homem e habitou entre nós. A data é uma celebração religiosa cristã. Por isso, VOZ de IBIÚNA publica artigo de religiosos que expressam a importância da data na visão espiritual.
Natal na Visão Espírita
Estela Marcicano
Nós, Espíritas, cremos na Reencarnação e Evolução do Espírito através das Existências Sucessivas; em cada Existência adquirimos novos conhecimentos, sabedoria e aprimoramos os nossos sentimentos, não ficando o amor restrito a quem amamos, mas propagado por toda humanidade, como foi, e é, o amor de Jesus.Foi Jesus quem respondeu a Nicodemos que só veríamos o Reino de Deus se nascêssemos de novo e um dia, através da Reencarnação de Existência em Existência, alcançamos a perfeição.Natal, data em que se comemora a vinda do Espírito mais Puro e Evoluído que já passou pela terra. É a Festa magna da Cristandade, onde as criaturas oram, confraternizam com amigos, familiares, tornando-se mais fraternas. As músicas natalinas suaves e sublimes, propiciam um ambiente de Elevação Espiritual, favorável para que os Espíritos Benfeitores tarefeiros do Cristo possam auxiliar na Progressão do Planeta.Melhorando o homem, melhoramos o mundo.Procuremos vencer o orgulho, o egoísmo, chagas que ainda carregamos e conquistemos virtudes como paciência, perdão, compreensão, desta forma, estaremos impregnando o ambiente terreno com vibrações de gratidão a vida. Homenageando em todos os momentos, nosso Celeste Amigo Jesus, que nos recomendou: Amai-vos uns aos outros.
O significado do Natal
José Rui de Macedo
Hoje, o Natal é mais uma oportunidade de negócios, seus símbolos (papai noel, árvores, sinos, velas glutonarias e bebedices, dentre outros) tiram o foco do personagem que deveria ser o centro de todo sentimento cristão acompanhado de devoção e reflexão. E nessa ocasião, quando muitos com espiritualidade minimizada pelos abusos arruínam a vida de terceiros por acidentes e desentendimentos. Embora o dia 25 de dezembro tem sido a data do Natal, vale considerar que os cristãos dos primeiros séculos ora o comemoravam no dia 06 de janeiro, ora comemoravam no dia 25 de março (Enciclopédia Barsa).Jesus não poderia ter nascido no dia 25 de dezembro, pois nessa ocasião era intenso inverno nos campos de Belém da Judéia, por essa razão os pastores não estariam com seus rebanhos expostos ao frio. Historiadores acreditam que Jesus nasceu antes da morte de Herodes (Mateus 2:1), nos primeiros meses do ano. O primeiro Natal foi comemorado em Roma no ano 325, e a partir daí o mundo cristão passou a considerar 25 de dezembro como data do nascimento de Cristo apagando assim uma data de festa pagã considerada o nascimento do ‘deus Sol’ pelos pagãos da antiguidade.Não importa a data em que Jesus tenha nascido, a verdade é que Ele nasceu, morreu e ressuscitou dentre os mortos, hoje vive e intercede por nós. Assim como houve uma expectativa por milhares de anos para seu nascimento em Belém (Mateus 2:6 “Mais tu Belém da Judéia… de ti virá o líder de Israel”), hoje após o evento de Sua ressurreição e retorno ao Pai, há a expectativa da Sua segunda vinda, ocasião em que ressuscitará os mortos e arrebatará os vivos ambos justos para uma vida eterna. O significado do Natal depende de sua resposta. Tenha um Natal Feliz. Pastor da Igreja Adventista, Bel. em Ciências Teológicas pela UNASP-II
Significado do Natal no meu ponto de vista
Margareth Xavier de Lima
O significado do Natal vai além de uma data festiva. Natal, para os cristãos, é a recordação e a celebração do nascimento do menino Santo, filho de Deus, Jesus Cristo, que vem fazer sua morada definitiva em nosso coração.O ator principal do Natal é Jesus, portanto, o católico engajado celebra o Natal na Igreja junto com a família. É preciso assistir a Santa Missa, fazer uma comunhão com Jesus, visitar o presépio e fazer uma meditação.Para que isso aconteça é importante a união entre as famílias que estão em desarmonia, irmãos que não se falam, filhos e pais que não se visitam. É importante a reconciliação, começando por rezarem juntos, fazer uma visita, refletirem juntos sobre a passagem bíblica que narra o nascimento de Jesus e, depois, fazer uma ceia sem se esquecer, também, que tem muitas pessoas que não têm o que comer neste Natal, momento propício à solidariedade! Feliz Natal a todos com as bênçãos e graças do Menino Jesus.
Mensagem de Natal
Pe. Benedito Aparecido Cesário
Igreja Nossa Senhora das Dores
Celebramos o Natal do Senhor no dia 25 de dezembro. Festa que marca o nascimento de Jesus, predito por todos os profetas do antigo testamento. Com o nascimento do Messias aquele que deveria vir para a salvação de toda humanidade.Jesus vem para restaurar a aliança proposta por Deus com a humanidade.Ao longo do tempo, Deus foi fazendo alianças com o povo de Deus que sempre foram quebradas. Com Jesus, Ele estabelece a nova e eterna aliança a qual nos garantiu a salvação através de seu nascimento, morte e ressureição.Celebramos o Natal do Senhor esperando a sua nova vinda que será pela tradição da igreja a Parusia.Feliz Natal!