O Enem numa perspectiva inovadora
No atual sistema de ensino, a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido utilizada como um instrumento de seleção para o ingresso nas Universidades. Porém, além dos interesses e benefícios pessoais que esse exame é capaz de proporcionar, podemos nos remeter ao acréscimo que ele traz para a educação do nosso país. As questões da avaliação são desenvolvidas de modo a contemplar o raciocínio e a capacidade de resolver problemas nas quatro áreas do conhecimento: linguagens e códigos, ciências humanas, matemática e ciências naturais.Na área do conhecimento matemático, por exemplo, o diferencial da prova do ENEM consiste em questões contextualizadas que exigem a interpretação de problemas. Trata-se então de uma prova que cobra o raciocínio lógico. As demais áreas também apresentam uma temática diferenciada na elaboração das questões.Dessa forma, concluímos que se por meio do ENEM revelou-se uma nova forma de avaliar os alunos de Ensino Médio, é preciso que se mobilize também uma nova forma de ensinar. Nesse contexto o ENEM é um grande contribuinte da Educação como um todo pois articula uma reflexão tanto na maneira como se ensina como na maneira como se aprende.
Luiza Alves