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Natal e prática empresarial

O Natal marca o nascimento de Jesus. Embora seja uma data de comemoração cristã, todas as pessoas são influenciadas pelo clima de confraternização e amizade da época.  As pessoas ficam mais sensíveis e complacentes com colegas e familiares. No ambiente de trabalho, não é diferente. É momento de perdoar, abraçar e felicitar até mesmo os menos “amigos”. Quando o espírito de paz predomina, as pessoas ficam mais unidas e as equipes mais determinadas e otimistas. Então, o que líderes e empresários podem aprender com o Natal? Segundo o consultor e escritor norte-americano James C. Hunter, autor do best seller “O Monge e o Executivo”, a liderança é algo que gestores e empresários precisam aprender com Jesus. Para Hunter, a liderança é a capacidade que um indivíduo tem de influenciar outras pessoas a agirem e, neste sentido, Jesus foi imbatível. Qual era o segredo dessa capacidade de liderança? Conforme o autor, a fórmula estava em amar o próximo, ou seja, servir o outro colaborando para que esta pessoa se tornasse o melhor que pudesse ser.  Hunter ainda explica que uma boa liderança só é possível quando se baseia na autoridade e não no poder. A autoridade é conquistada a partir do conhecimento e do comportamento proativo do líder que ensina pelo exemplo da ação e não pela imposição. Enfim, podemos dizer que a solidariedade é a característica central de um grande líder e o principal valor que empresários e gestores podem aprender com o Natal. Atualmente, o discurso da solidariedade tem sido apropriado pelo mundo corporativo.  No entanto, nem sempre a prática desse discurso é verdadeira nos relacionamentos cotidianos da organização. Hunter adverte que, para haver um negócio saudável e próspero devem existir relacionamentos saudáveis entre todas as pessoas que fazem parte da empresa. Desta forma, quem sabe, o clima de confraternização e amizade do Natal poderá perdurar durante o ano inteiro nas organizações.

Ana Cristina Piletti

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