Mudanças climáticas alertam: não temos tempo para errar com políticos negacionistas
Fernando Moraes
A pauta é a mudança do clima, mas como as eleições municipais se aproximam, não tem como não unir os temas. Por isso, trago uma reflexão sobre o perigo de se votar em políticos locais alinhados a partidos, legendas, coligações sem nenhum compromisso socioambiental ou, pelo contrário, que se orgulham de promover a destruição, “passando a boiada”.
Por um ou outro motivo, você pode não gostar de um partido, de uma corrente filosófica a que um candidato está vinculado, mas não pode deixar de levar em conta os fatos. E é fato que, durante o Governo Bolsonaro e seus aliados de partidos conservadores, patrióticos, liberais novos, a boiada passou solta (Repeti de propósito, para que você se lembre do que disse o ex-ministro Ricardo Salles). Invasão de terra indígena, contrabando de madeira da Amazônia, assassinatos de ambientalistas, incêndios criminosos, recorde de desmatamento e degradação, tudo isso manchou a reputação do Brasil, que ainda deixou de receber os fundos bilionários voltados ao meio ambiente.
Ah, mas o que tem a ver o político local com o deputado, com o governador, com o presidente? Não se faz política sozinho e uma esfera sempre ajuda a outra. Enquanto políticos locais tendem a buscar recursos junto a seus padrinhos, deputados e governadores usam de sua base para se fortalecerem e, assim, criarem um bloco que, este sim, tem o poder de causar grandes estragos.
Ao votar em um vereador de um partido negacionista, você está fortalecendo um grupo de políticos que deixa faltar vacina em plena pandemia, causando a morte de 700 mil pessoas. Ou contribui para que haja as maiores taxas de desmatamento, desregulando o clima a um ponto em que grandes tragédias, como as vividas pelo Rio Grande do Sul, aconteçam com cada vez mais frequência. Se você não liga para isso, o que irá falar para os seus filhos quando eles não tiveram água, ar puro, e estarem expostos a vírus que se espalham com facilidade porque você não fez sua parte quando teve a oportunidade?
Ou seja, ao votar em políticos que promovem ações negacionistas, antiambientais, mais que jogar seu voto no lixo (ou ter de esperar no mínimo quatro anos para poder reciclar), você está ajudando a eleger personagens que podem contribuir para as mudanças climáticas. As mudanças climáticas estão nos alertando: não temos mais tempo para errar com políticos negacionistas, o planeta tem pressa.