Mitos e Verdades sobre o Diabetes
As dúvidas sobre o diabetes são muito frequentes, e este artigo busca esclarecer algumas das perguntas mais comuns dos pacientes.
1) Diabetes tem cura? Mito. Caso o paciente receba o diagnóstico, deverá realizar o acompanhamento médico por toda a vida. A doença não tem cura, porém se tratada tem controle com qualidade de vida.
2) Tenho Diabetes! Preciso usar insulina? Depende. Existem diversos tipos de Diabetes, sendo os mais conhecidos o Diabetes Melito tipo 1, Diabetes Melito tipo 2 e o Diabetes Gestacional. Dentre estes, no tipo 1 o paciente deve fazer uso de insulina desde o início do diagnóstico; no tipo 2 a maior parte dos pacientes faz uso de medicações orais, porém se o paciente apresentar insuficiência renal, gestação ou mau controle da doença, poderá ser candidato ao uso da medicação injetável de forma temporária ou definitiva; no tipo gestacional, caso a paciente não tenha bom controle apenas com dieta alimentar, deverá fazer uso de insulina para bem estar próprio e do bebê, sendo a medicação suspensa após o parto na maioria das pacientes.
3) Diabético pode comer fruta? Verdade. Seu consumo deve sempre ser incentivado aos pacientes com diabetes, porém em quantidades moderadas pois a frutose contida na fruta também gera aumento dos níveis de açúcar no sangue. Em uma alimentação saudável é preconizado o consumo de 2 a 3 porções de frutas ao dia.
4) Quem tem Pré-diabetes precisa tratar? Verdade. O rastreamento do pré-diabetes deve ser feito em pacientes com idade acima 45 anos ou se fatores de risco para diabetes, pois é assintomática na maioria dos casos. Esta condição não deve ser menosprezada pois os pacientes que recebem seu diagnóstico já apresentam aumento do risco de complicações micro e macro vasculares, mesmo sem evolução para o Diabetes.
Caso você tenha mais dúvidas sobre o rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do diabetes, procure o médico endocrinologista para avaliação individualizada.
Dra. Martha C. Jordão – Endocrinologia e Metabologia, atende na Clínica Médica Ibiúna. Tel.: (15) 3241-1991/ 99661-5968.