Represa

Mesmo com chuvas, nível da represa continua baixo

Apesar das chuvas quase diárias em toda região, o volume de água na represa de Itupararanga subiu apenas 3,48% em pouco mais de uma semana, marcadas com pancadas de chuvas. No último dia 5, o reservatório estava com 39,7%. Já na quarta-feira passada (14), o volume útil chegou a 43,18% e o nível atingiu 820,62 metros acima do nível do mar. Os dados foram informados pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela gestão do reservatório.
Apesar de ainda baixo, a situação do reservatório está melhor do que no mesmo período do ano passado. Em 14 de dezembro de 2021, o volume útil era de 18,96%. De acordo com a CBA, na ocasião, a represa enfrentou sua pior seca dos últimos 96 anos, mesmo já estando no início do período chuvoso.
Por conta da situação, Sorocaba e outros municípios da região decretaram estado de alerta hídrico e chegaram a fazer racionamento de água para ajudar na recuperação do reservatório. Por conta disso, em abril deste ano, a represa de Itupararanga atingiu 50% de sua capacidade. Porém, com a chegada das estações outono e inverno, que são períodos de pouca chuva, o volume útil do reservatório voltou a cair.

Comments

comments