Educação

Meio Ambiente e Cidadania, um exercício diário

MEIO AMBIENTE deve ser comemorado todos os dias.  Eis a grande questão para nós cidadãos, pois somos todos responsáveis pela qualidade, pelo comprometimento e pela melhoria das condições ambientais.
Não há saúde humana sem saúde ambiental. Assim, as questões ambientais devem ser tratadas de forma integrada – saúde, meio ambiente, saneamento, educação, desenvolvimento, agricultura, turismo, economia, lembrando sempre dos aspectos sociais peculiares envolvidos em cada situação.
Assim vale a pena um questionamento: como estão nossas atitudes em relação ao meio ambiente? O que temos feito para preservar e cuidar do meio ambiente?
Enfim, vale pensar que o modo de fazer e o modo como fazemos não repercute somente a nós próprios, mas ao nosso vizinho e à coletividade.
Portanto, celebrar Meio Ambiente é refletir sobre nossas posturas e o que está ao nosso alcance para mudar, além de investir nas relações harmônicas com a natureza.
Desde 1993 nosso município abriga a AÇÃO DA CIDADANIA – COMITÊ IBIÚNA, uma sociedade civil sem fins lucrativos, suprapartidária e ecumênica, lançada em todo o Brasil pelo saudoso Betinho (Herbert de Souza), para instalar os Comitês. Parabéns Ibiúna por abraçar essa idéia.
Entre outras atividades a entidade, comemorando 20 anos de existência, está desenvolvendo neste ano o Projeto “Medidas e ações educacionais no controle das parasitoses intestinais e na preservação do Meio Ambiente em comunidade rural – Sub Bacia Ribeirão Vargem do Salto – Ibiúna/SP.”
Junte-se a nós !   [email protected]

Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas,
Doutoranda FEUSP – Faculdade de Educação da USP

Comments

comments