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Inovação e empreendedorismo: por uma pedagogia catalisadora

“O mundo anda mudando tão rápido que aquele que diz que alguma coisa não pode ser feita é geralmente interrompido por alguém fazendo esta coisa” afirmou o escritor americano Elbert Hubbard. De fato, uma das principais características da sociedade contemporânea é a mudança. Basta observarmos a frequência que surge novos produtos e serviços no mercado ou a velocidade que a informação é transmitida mundialmente. Por isso, a capacidade de inovar e empreender têm sido competências muito incentivadas e valorizadas pelas instituições de ensino, centros de pesquisa e mercado de trabalho. Afinal, como podemos desenvolver a inovação e o empreendedorismo?Segundo Charles Darwin “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. A ideia de adaptação também é um dos conceitos essenciais utilizados pelo biólogo e psicólogo do desenvolvimento Jean Piaget. Segundo ele, a aprendizagem é um processo de adaptação e a principal meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas. Portanto, podemos definir inovação como a capacidade do indivíduo de criar soluções novas e adaptadas a determinado problema e o empreendedorismo como a disponibilidade e competência de colocar estas soluções em prática. De acordo com o professor e pesquisador Jorge Luiz Nicolas Audy “Um empreendedor pode não ser inovador, mas todo inovador deve ter espírito empreendedor”.  Ainda, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgados na edição especial do Guia do Estudante sobre o Ensino Superior de 2015, enquanto no mundo os centros de empreendedorismo são uma realidade das instituições de superior aproximadamente há 14 anos, no Brasil eles existem há menos de 4 anos. Outro dado interessante, é que no Brasil o foco das atividades de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior está muito mais no ensino do que em atividades de pesquisa e práticas de atendimento à comunidade. Desta forma, não adianta ensinar do modo tradicional, ou seja, por meio de atividades expositivas o que é inovação e empreendedorismo. É preciso a utilização de metodologias diferenciadas que desafiem os estudantes a utilizarem os conteúdos teóricos de maneira integrada para a resolução de problemas práticos. Neste texto, denominamos de pedagogia catalisadora o conjunto de teorias e práticas educacionais capazes de articular a teoria acadêmica à prática profissional de forma a incentivar a capacidade de inovação e desenvolver o espírito empreendedor dos estudantes. Catalisar significa “estimular”, “acelerar uma reação”, portanto, uma pedagogia catalisadora é aquela que reconhece a aprendizagem como a mudança de um conjunto de comportamentos que acontece pela necessidade de adaptação do sujeito a uma nova situação problema.

Ana Cristina Piletti

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