CidadeNotíciasSocial

Informativo SOS Itupararanga

Palestras e visitas reforçam curso de educação ambiental do Sistema São Lourenço

Levar novos conhecimentos aos professores de Juquitiba e São Lourenço da Serra foi a tarefa da SOS Itupararanga para incrementar o curso de educação ambiental desenvolvido pela ONG em parceria com a Sabesp e a empresa Sistema Produtor São Lourenço SA.

Os educadores de Juquitiba tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de tratamento e abastecimento de água do município, atividade que compõe um dos módulos do curso. Receberam ainda, Arisnandes Antonio da Silva, representante da Sabesp e Coordenador de Planejamento e Controle do Sistema Produtor São Lourenço, que esclareceu as dúvidas relativas ao saneamento básico e as obras de melhoria que serão implantadas em Juquitiba, como também, as questões sobre o projeto SPSL.

Em São Lourenço da Serra, o tema do encontro com os professores foi a criação da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – do Alto Juquiá e São Lourenço. A palestra foi realizada pelo coordenador Paulo Silva da Câmara Técnica – APRM, órgão que integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul. A Câmara Técnica está trabalhando na elaboração da lei específica para esta área, que corresponde à bacia hidrográfica da represa Cachoeira do França, manancial de abastecimento do SPSL. A criação das APRMs está prevista na Lei 9866/97, que estabelece diretrizes e normas para a proteção e a recuperação da qualidade ambiental das bacias hidrográficas dos mananciais de interesse regional.

O coordenador esclareceu que o comitê está elaborando, de forma participativa, a lei para proteção e recuperação desta sub – bacia, que abrangerá os municípios de Ibiúna, Juquitiba, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra, e que estão sendo realizados encontros com as populações destas cidades para reunir as sugestões que irão compor as diretrizes.

A SOS Itupararanga agradece aos parceiros Sabesp, CT – APRM Alto Juquiá/ São Lourenço e Sistema Produtor São Lourenço S/A pela parceria e pela oportunidade de levar mais conhecimentos e enriquecer o curso de educação ambiental.

 

Mais uma formatura comprova o sucesso da parceria entre SOS Itupararanga e Braskind

A formatura dos alunos da 33ª edição do curso de informática desenvolvido pela SOS Itupararanga comprova o sucesso da parceria com a Braskind na formação dos jovens de Ibiúna. Mais 24 jovens receberam o certificado de conclusão do curso durante a cerimônia realizada na sede da ONG.

O projeto já treinou mais de 800 jovens de Ibiúna, que tiveram a oportunidade de participar do curso de informática e, assim, conhecer uma ferramenta fundamental para auxiliá-los nos estudos e na conquista do primeiro emprego. Além de receber o conteúdo específico de informática, os alunos participam de palestras e atividades voltadas à preservação do meio ambiente, sobre drogas, saúde, primeiro emprego, entre outras.

“As riquezas da nossa terra” foi o tema do projeto elaborado pelos alunos, que retrataram por meio de fotos e vídeos as belezas naturais de Ibiúna e os impactos causados pelo homem na natureza.  Para a produção deste material, os jovens visitaram alguns pontos em Ibiúna, como a Barragem da represa Itupararanga e a Gruta de São Sebastião, popularmente conhecida por Sertão, onde puderam observar as riquezas que ainda temos em nosso município. Os jovens conheceram a grande diversidade de espécies de plantas e animais, a rica rede de rios e nascentes que existem em Ibiúna, e que precisam ser conservadas com a participação das autoridades locais e da sociedade ibiunense.

Visitaram também o bairro Sebandilha, localizado na cidade de Mairinque, onde presenciaram a destruição causada por um evento climático natural conhecido como microexplosão. Os ventos fortes e a chuva intensa destruíram várias casas e também a mata existente no local, transformando toda a paisagem linda que ali existia em um cenário de destruição.

As visitas foram coordenadas com o apoio do gestor da APA – Área de Proteção Ambiental – de Itupararanga, Pablo Campregher e pela bióloga Suelen Moraes, importante colaboradora da nossa ONG.

 

Produtores rurais recebem orientações sobre a outorga pelo uso da água

A convite da Caisp – Cooperativa Agropecuária de Ibiúna – a SOS Itupararanga participou de uma reunião com o grupo de produção formado pelos produtores rurais da cooperativa. A ONG levou para o encontro o engenheiro Jodhi Allonso, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), para conversar sobre um tema de grande interesse dos agricultores: a outorga pelo uso da água.

A captação de água de um rio para irrigação ou de um poço, a limpeza de tanque e a construção de barragens são os usos mais comuns na agricultura e precisam ser autorizados pelo Daee. Geralmente, o processo de outorga destas intervenções envolve cálculos e estudos, que devem ser realizados por profissionais habilitados, como engenheiro civil, ambiental ou agrônomo.

O engenheiro Jodhi esclareceu aos produtores que a apresentação de informações erradas, inverídicas ou incompletas pelos técnicos contratados para prestar este tipo de serviço dificulta a análise pelo Daee e pode levar ao indeferimento do pedido. Por isso, é muito importante o produtor pesquisar se o profissional tem experiência e boas referências para tal função. Ressaltou que situações como estas têm trazido prejuízo financeiro aos produtores, deixando os sujeitos ainda à autuações e multas.

Mais informações, entre em contato com a SOS Itupararanga pelo telefone (15) 3248-3219 ou pelo e-mail sos_itupararanga@ terra.com.br

O que é a outorga pelo uso da água?

Se uma pessoa quiser fazer uso das águas de um rio, lago, represa ou de águas subterrâneas, terá que solicitar uma autorização junto ao Daee, órgão do Estado responsável pela emissão da outorga.

Para qual uso ou intervenção se requer a outorga?

Captação superficial ou subterrânea; lançamento em cursos d’água (efluentes industriais ou urbanos); construção de barragem para formação de tanques; canalização; travessia (pontes); poço tubular profundo; limpeza de cursos d’água, tanques ou açudes; serviços de proteção de margens; irrigação.

A Represa Itupararanga abastece Ibiúna e várias cidades da região e, graças à sua beleza e paisagem, oferece excelente opção de lazer.

Proteger as águas da Represa, promover o desenvolvimento sustentável da região e a qualidade de vida para a nossa população é a razão de ser da SOS Itupararanga. 

 

 

Comments

comments