Importância da família foi tema de seminário na Câmara Municipal
Quase duzentas pessoas acompanharam na sede da Câmara Municipal de Ibiúna, no último dia 29 de julho, o Seminário Municipal “Instituição familiar na sociedade: Fraternidade e Políticas Públicas”. Comandado pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família da Câmara de Ibiúna, vereador Naldo Firmino (PP), o encontro contou com a participação de todos os vereadores da Frente: Elisângela Soraes (PTB), Gerson Pedroso (PPS), Lino Junior (PSB) e Rozi da Farmácia (PTB). Participaram também o deputado federal Enrico Misasi (PV), o juiz de direito da Comarca de Ibiúna, Augusto Mandelli, o prefeito João Mello (PSD), além de autoridades eclesiásticas, como o padre Daniel Vitor Rodrigues Cardoso, a pastora Maria Rosa e o pastor Gilberto Alves, presidente do Conselho de Pastores (Conplei), entre outras autoridades.
A ideia do encontro foi debater ideias sobre como os entes públicos podem e devem contribuir para a boa convivência familiar. E a importância desta harmonia para a sociedade brasileira.
Palestras
O primeiro a ocupar a tribuna para palestrar foi o juiz Augusto Mandelli, que defendeu as tradições familiares, a correta interpretação das palavras e a leitura dos clássicos: Ao analisar a sociedade contemporânea, perguntou: “Não é muito melhor ler a bíblia do que ver uma novela na televisão?”
Logo depois, assumiu a tribuna o deputado federal Enrico Misasi, fazendo referências a sua própria família, lembrou que “famílias fortes, que permanecem juntas, diminuem estatísticas ruins, com as de criminalidade e de extrema pobreza”. Misasi aconselhou aos presentes que é importante criar uma cultura de participação dos pais na escola dos filhos e que é preciso manter “certas inocências” junto às crianças.
O padre Daniel lembrou em seu discurso que a Campanha da Fraternidade deste ano, lançada em março pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em março, tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is – 1,27). Falou sobre a formação da virtude e da importância de conduzir a religiosidade na família. O padre comandou a oração do “Pai Nosso” entre todos os presentes.
A pastora Maria Rosa, da Igreja do Evangelho Quadrangular, comentou sobre a temática e leu um versículo bíblico. Também foram à tribuna comentar o tema e parabenizar a iniciativa o presidente da Câmara, vereador Rodrigo de Lima e o prefeito João Mello.
Estavam presentes no seminário a presidente da OAB de Ibiúna, advogada Luciana Pilar Bini Rojo Cardoso; o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Godinho; secretários municipais; vereadores e assessores parlamentares de municípios vizinhos como Rogério Santos (Osasco), Sílvio Macedo (Barueri) e Luciano Barbieri (Jandira).