Ibiúna terá semana Socioambiental
As Secretarias do Meio Ambiente e Turismo vem organizando a I Semana Socioambiental de Ibiúna, com o tema “Conhecer para Saber Cuidar”. O evento tem o intuito de reunir representantes da sociedade civil organizada, funcionários públicos, alunos do ensino fundamental e médio, pesquisadores e demais representantes da população para a troca de experiências.
As atividades começarão no dia 03/06(segunda-feira) na Câmara Municipal com a apresentação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Itupararanga e do Parque Estadual do Jurupará, das 14:00 às 17:00 horas. Nos demais dias as atividades ocorrerão no Centro Olímpico Municipal, sendo que na terça-feira o assunto será o saneamento básico e as perspectivas para o município. No dia 05/06 (quarta-feira), Dia Mundial do Meio Ambiente, durante o dia serão realizadas apresentações dos projetos de meio ambiente que vem acontecendo no município de Ibiúna. Neste mesmo dia, a partir das 19:00 horas, ocorrerá a cerimônia solene, na qual serão firmados os contratos com proprietários rurais para o Pagamento pela Conservação de Nascentes, projeto Mina d’Água.
Na quinta-feira (06/07) o dia será reservado para os alunos mais novos, através da apresentação da peça de teatro “Tudo sob Controle”, às 10:00, 15:00 e 19:00. Nesse dia também iniciará a I Feira de Ciências Socioambientais, com o tema Tecnologias Sociais e com a participação de instituições de ensino do município, que apresentarão trabalhos variados com propostas para a conservação do meio ambiente.
No último dia serão realizados dois painéis de trabalhos de pesquisa acadêmica e científica que vem ocorrendo no município, com o intuito de envolver o jovem ibiunense neste cenário, pois Ibiúna também é ciência.
“Pretendemos com esta Semana de atividades disseminar à população e, sobretudo, aos alunos ibiunenses o que vem se fazendo com relação a questão socioambiental em nosso município pelos diversos atores responsáveis pela gestão, de modo a permitir a troca de experiências entre os participantes e a mobilização visando o apoio e o desencadeamento de novas ações, iniciando pelo simples fato de conhecermos o que vem sendo feito para a partir daí sabermos o que podemos melhorar, mesmo com pequenas atitudes”, destaca o secretário.